Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

70. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)

Em um site de compras coletivas, foi anunciada uma oferta para um jantar em um restaurante de luxo. As regras para utilização dos cupons eram as seguintes:

• Limite de uso de 1 cupom por pessoa, gasto em uma única visita. • Não é válido para entrega ou viagem. • Validade: de segunda a sexta-feira, dentro de uma determinada semana.

Sabendo-se que foram vendidos N cupons e que, na semana destinada à utilização da oferta, metade dos compradores compareceram ao restaurante na segunda-feira; um terço do restante foi na terça-feira; na quarta-feira, a quarta parte do que faltava; na quinta-feira, a quinta parte do restante; e que, na sexta-feira, último dia da oferta, restavam menos de 20 clientes para utilizar o cupom. Se todos os compradores utilizaram o cupom, o número de compradores que foram atendidos na sexta-feira foi

(A) 10 (B) 12 (C) 14 (D) 16 (E) 18

COMENTÁRIO (Por Bruno Cavalcante)

Vamos lá, essa questão não tem tanta teoria, ela é mais no raciocínio, interpretação e na matemática.

Vou fazer dia por dia, o número de clientes que foi e que sobrou, para conseguirmos ir construindo melhor a questão na cabeça.

Número de clientes: N

– Na segunda: Foram: N/2 Sobraram: N/2

– Na terça, foi 1/3 do que sobrou, isso quer dizer que os outros 2/3 do que faltava não foram na terça: Foram: N/2 x 1/3 = N/6 Sobraram: N/2 x 2/3 = N/3

– Mesmo raciocínio: na quarta, foi 1/4 do que sobrou, restando 3/4: Foram: N/3 x 1/4 = N/12 Sobraram: N/3 x 3/4 = N/4

– Igualmente: na quinta, foi 1/5 do que sobrou, sobrando 4/5 : Foram: N/4 x 1/5 = N/20 Sobraram: N/4 x 4/5 = N/5

Agora a única coisa que sabemos é que N/5 é menor do que 20, mas não nos ajuda muito. Como saímos.

Sabemos que, a não ser em shows de mágica, não se pode ir apenas meia pessoa a um restaurante, o que quer dizer que todas as vezes uma parte de N foi ao restaurante, essa parte teria que ser um número inteiro, o que nos que N é um número que pode ser divisível por: 2, 3, 4, 5, 6, 12 e 20. Basta tirar o velho conhecido da gente desde a 5ª série (agora chamado 6º ano, para quem faz tempo que não pisa numa escola, os nomes mudaram em uma série a mais. Hehehehe!), enfim, basta tirar o M.M.C. Calculando esse M.M.C. ele nos dá 60. Então 60 é o número N de clientes.

Se na sexta foi tudo que sobrou da quinta, foi N/5 = 60/5 = 12 clientes.

RESPOSTA LETRA B

Até a próxima prova.

Posts recentes

Ver tudo