70. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)
É possível definir a cultura organizacional de diferentes formas, o que implica compreender adequadamente seus possíveis significados para o mundo dos negócios. A esse respeito, analise os significados apresentados a seguir.
I – Valores, crenças e padrões de comportamento. II – Normas e rotinas envolvendo grupos de trabalho. III – Perspectiva que guia as políticas organizacionais. IV – Regras rígidas que impedem influências externas.
Estão corretos APENAS os significados (A) I e II. (B) I e IV. (C) II e III. (D) I, II e III. (E) II, III e IV.
COMENTÁRIO
Pegando a mesma explicação que já tinha feito aqui no blog para cultura, fica fácil essa questão:
A cultura organizacional é um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização que são demonstradas, expressas, através de histórias, rituais, lendas, símbolos, linguagem e cerimônias. A cultura, apesar de ser uma dimensão dificilmente mensurada da empresa, ela serve para sobrevivência no mercado externo e de balizadora das atitudes a serem tomadas nos processos internos.
A cultura é formada ao longo do tempo e, normalmente, tem a ver com os fundadores da empresa. Empresas que tenham como fundadores ex-militares, por exemplo, GERALMENTE (sem generalizar, pois sei que nem todo militar é linha dura) tem costumes, rituais e até vestimentas de trabalho mais rígidas e conservadoras. A cultura pode ser aprendida em vários níveis: – Artefatos: Vestuário, símbolos, logotipos, espaço, linguagem, slogans, ou seja, tudo que se pode ver e ouvir no dia-a-dia da organização. Tudo referente a estruturas e processos organizacionais visíveis. – Valores: Resultam de crenças do que é certo e do que é errado. Normalmente essa noção vem do líder da empresa. – Pressuposto básico: São valores tão profundamente internalizados que passam a não ser mais explicitados. Quem trabalha simplesmente, sente, pensa e age com esse pressuposto sem que nada o diga para fazer assim.
Com foi dito acima, a cultura serve como uma baliza, uma linha onde as atitudes tomadas dentro da empresa irão seguir. Isso sempre dependerá do estilo de gestão e até mesmo do ambiente onde a empresa está inserida. Algumas empresas mantém uma linha conservadora, outras com uma linha mais agressiva, por metas e isso tudo exige um tipo de cultura diferente
Assim, analisando os itens, ele quer saber quais os que significam, os que se relacionam com cultura organizacional, vamos a eles:
I – Valores, crenças e padrões de comportamento. Está até explícito no texto, valos crenças e padrões de comportamento fazem sim parte da cultura, dão significado a essa cultura, são inerentes a cada empresa. Essa faz parte dos níveis mais internalizados da cultura, estão ali no nível de valores.
II – Normas e rotinas envolvendo grupos de trabalho. Fazem parte da empresa e são um pouco mais formais e visíveis do que o item I. Estão no nível de artefatos, no nível mais superficiais de aprendizado organizacional.
III – Perspectiva que guia as políticas organizacionais. Toda e qualquer visão ou perspectiva que guiem rotinas, regras, políticas e outras atividades dentre da empresa, fazem parte da cultura. Essa perspectiva está no nível mais internalizado da empresa.
IV – Regras rígidas que impedem influências externas. As regras até fazem parte da cultura, o problema é o resto da frase. Nenhuma cultura, por mais forte que seja, por mais rígida que sejam as regras, impedirá a influencia externa em uma empresa. Empresas são sistemas abertos, que interagem com o ambiente e é da natureza empresarial sofre influência e influenciar o ambiente.
RESPOSTA LETRA D