Buscar
  • Bruno Cavalcante

69.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

O desenvolvimento de carreiras de funcionários deixou de ser exclusiva responsabilidade das empresas, já que os próprios trabalhadores assumem parte desta responsabilidade. A essência de um programa de desenvolvimento de pessoas de uma empresa está na oferta do apoio necessário para que os funcionários desenvolvam, em bases continuadas, suas capacidades, habilidades e conhecimentos.

Considere as afirmações abaixo sobre o apoio dado pela empresa aos seus funcionários. I – As empresas devem alinhar suas metas e estratégias futuras em relação aos planos individuais dos trabalhadores. II – Os funcionários devem ter oportunidade de usufruir de experiências profissionais que sejam novas, interessantes e desafiadoras. III – A organização deve custear os cursos e treinamentos necessários para a reciclagem dos funcionários. IV – A organização estimula que os funcionários reservem tempo fora de seu horário de trabalho para reciclagem e participação em cursos por ela oferecidos.

Estão corretas as afirmações

(A) I e II, apenas. (B) I e III, apenas. (C) II e III, apenas. (D) I, II e III, apenas. (E) I, II, III e IV.


COMENTÁRIO

As opções erradas tem um certo absurdo nelas, então é melhor irmos item a item aqui.

I – As empresas devem alinhar suas metas e estratégias futuras em relação aos planos individuais dos trabalhadores. – Obviamente é impossível uma empresa alinhas suas metas estratégias a o plano individual de cada funcionário, cabe a cada pessoa escolher uma empresa com metas e estratégias que contemplem seus planos.

II – Os funcionários devem ter oportunidade de usufruir de experiências profissionais que sejam novas, interessantes e desafiadoras. – Até mesmo por questões motivacionais, a empresa deve sempre estar dando a oportunidade dos funcionários se desafiarem e buscar novos conhecimentos e novas soluções, sendo bom não só para o empregado, quanto para a empresa. Além de promover um amplo desenvolvimento de carreira.

III – A organização deve custear os cursos e treinamentos necessários para a reciclagem dos funcionários. – Quando o curso de reciclagem é para fins da empresa, com conhecimentos que a empresa utilizará e onde o empregado ajudará a empresa a se desenvolver, sim, esses cursos devem ser custeados pela empresa. Não sendo de interesse apenas pessoal do empregado, esse seria o correto.

IV – A organização estimula que os funcionários reservem tempo fora de seu horário de trabalho para reciclagem e participação em cursos por ela oferecidos. – Treinamento e reciclagem fazem parte do trabalho, logo esses devem ser feitos em horários de trabalho e não serem descontados e, caso passem do horário de trabalho, deve ser pago inclusive hora extra.

Mas isso tudo é bem teoria, na prática do mundo particular quase não existe isso, né?

RESPOSTA LETRA C

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A teoria dos dois fatores de Herzberg apresenta duas abordagens para a motivação: a dos fatores motivacionais, que se baseia em necessidades subjetivas de caráter intrínseco, e a dos fatores higiênico

A disciplina progressiva é a forma mais utilizada de procedimento disciplinar, aplicado pelo gerente, que dá ao colaborador a oportunidade para corrigir seu comportamento. As infrações podem ser catal

Um sistema de remuneração deve ser moldado e ajustado às características únicas da organização e do ambiente que a envolve. Quando um plano de remuneração adota o critério do elitismo, a empresa (A) r