Buscar
  • Bruno Cavalcante

69. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

Em uma operação normal de venda à vista, em dinheiro, com o valor de R$ 45,00 de mercadoria entregue no ato da venda, que fora comprada pelo preço específico de R$ 32,00, o contador da empresa efetuou os seguintes lançamentos:


Nos lançamentos acima, as letras W, X, Y e Z são substituíveis por:

(A) Fornecedores, Crédito, Débito e Crédito. (B) Fornecedores, Débito, Crédito e Débito. (C) Fornecedores, Crédito, Crédito e Débito. (D) Custo das Mercadorias Vendidas, Débito, Crédito e Crédito. (E) Custo das Mercadorias Vendidas, Crédito, Débito e Crédito.

COMENTÁRIO

Questão de contabilidade pura e simples.

Vamos às teorias. Primeiramente a velha e conhecida teoria do método das partidas dobradas, que é simples (para nós que estudamos para concurso, sei que na faculdade de contabilidade tem todo um “auê” em cima dessa teoria) A essência do método é: Para todo débito existe crédito de mesmo valor e vice-versa. Simples assim. Tem um débito de 40,00 , em algum lugar teve um crédito de 40,00.

Agora, temos que saber quando debitamos e quando creditamos, para isso, precisamos saber da natureza das contas, se elas são do ativo ou do passivo, pois temos o seguinte: Contas do ativo aumentam por débito e diminuem por crédito. Contas do passivo diminuem por débito e aumentam por crédito.

Vou tentar simplificar a GROSSO MODO para facilitar qualquer tipo de questão como essa: Os ativos de uma empresa representam a disponibilidade, ou seja, quando a empresa tem dinheiro dentro dela ou para receber são ativos da empresa. Exemplos de conta do ativo: Caixa, Bancos Conta Movimento, Estoque, Contas a receber etc.

Concluí-se que o passivo é o contrário, o que a empresa deve, o que a empresa tem de dívida, de obrigações que precisarão dos ativos para pagar essas obrigações. Exemplo de contas do passivo: impostos a recolher, salários a pagar, duplicatas a pagar etc.

As contas de Receitas e Custos funcionam como contas para apuração de resultado. O lucro ou prejuízo das operações são obtidos nas comparações dessa conta. As contas de Receita tem funcionamento semelhante às contas do passivo, ou seja, aumentam por crédito. As contas de Custo tem funcionamento semelhante às contas do ativo, ou seja, aumentam por débito.

Vamos à questão:

Vou fazer em ordem diferente da alfabética, fica mais fácil a compreensão. Pelo método das partidas dobradas os créditos serão iguais aos débitos.

Se a empresa vendeu o caixa aumentou. Caixa é do ativo, aumenta por débito. Portanto o X = Débito. Se eu estou vendendo, estou obtendo receitas, receitas aumentam por crédito. Portanto o Y = Crédito

Venda siginifica saída de mercadoria. Saída de mercadoria signifca diminuição dos estoques. Estoque é uma conta do ativo, diminui por crédito. Z = Crédito.

Uma pequena explicação sobre o W: Quando eu compro mercadoria para revender a operação é de Fornecedores(Crédito) para Estoque(Débito) e isso teve um custo. Mas esse custo só será ativado quando a mercadoria for vendida, então quando eu vendo eu tiro dos Estoque(Crédito) e trago o Custo da Mercadoria Vendida(Débito). Então W não é fornecedor na operação de venda, W = Custo Mercadoria Vendida.

RESPOSTA LETRA D

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O desenvolvimento de carreiras de funcionários deixou de ser exclusiva responsabilidade das empresas, já que os próprios trabalhadores assumem parte desta responsabilidade. A essência de um programa d

A teoria dos dois fatores de Herzberg apresenta duas abordagens para a motivação: a dos fatores motivacionais, que se baseia em necessidades subjetivas de caráter intrínseco, e a dos fatores higiênico

A disciplina progressiva é a forma mais utilizada de procedimento disciplinar, aplicado pelo gerente, que dá ao colaborador a oportunidade para corrigir seu comportamento. As infrações podem ser catal