Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

68. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

Há algumas regras que devem ser avaliadas por uma organização comprometida com a aprendizagem contínua. Nessa perspectiva, analise as regras expostas abaixo.

I – Os problemas de hoje provêm das soluções de ontem. II – Causa e efeito estão intimamente relacionados no tempo e no espaço. III – Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados. IV – Quanto mais se insiste, menos o sistema resiste.

São regras comprometidas com a aprendizagem contínua APENAS

(A) I e II. (B) I e III. (C) III e IV. (D) I, II e III. (E) II, III e IV.

COMENTÁRIO

O comprometimento de uma organização com a aprendizagem contínua se dá pela preocupação com o funcionário, que é o maior diferencial entre empresas no mercado. A aprendizagem organizacional é um processo de formação, de aquisição de conhecimentos e utilização de informações para que a empresa se adeque ao ambiente e suas mutações.

Não basta que as novas ideias e informações sejam criadas ou cheguem até a empresa, é importante disseminá-las por toda a corporação.

É impossível falarmos em aprendizagem e não falarmos do Peter Senge e sua obra “A Quinta Disciplinas” que enumera cinco disciplinas ligadas entre si. Elas são: Domínio pessoal; Modelos Mentais; Construção de uma visão compartilhada; Aprendizagem em equipe; Pensamento Sistêmico.

No tópico da aprendizagem, Senge diz que vários objetivos relacionam à solução de problemas existentes na empresa. Esses problemas podem ser frutos de soluções implantadas anteriormente, como sempre é citado do carro Classe A, da Mercedes, que veio como solução para um Mercedes mais popular, mas gerou o problema de tirar o status que a marca tinha de exclusividade para o alto público.

Algumas outras leis desse aprendizado são:

– Quanto mais se insiste, mais o sistema resiste. – A cura pode ser pior que a doença. – Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados. – É possível assoviar e chupar cana, mas não ao mesmo tempo. – Dividir um animal ao meio não produz 2 animais menores. – Não existem culpados.

As partes em negrito respondem à 3 itens, o outro, que fala de causa e consequência estarem intimamente ligadas no tempo e espaço é falsa, é só lembrar do famoso efeito borboleta (tanto a teoria, quanto o filme), que diz que o bater de asa de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo. Não estão ligados nem no espaço, nem no tempo. Outro exemplo é o de respirar poluição (ou fumar), você só sente os efeitos um bom tempo depois de começar.

RESPOSTA LETRA B

Posts recentes

Ver tudo