Buscar
  • Bruno Cavalcante

65. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)

Dez caixas idênticas precisam ser embarcadas em três navios com capacidades para 2, 4 e 5 dessas caixas, respectivamente. O embarque pode ser feito de quantas maneiras diferentes? (A) 3 (B) 11 (C) 40 (D) 253 (E) 720 COMENTÁRIO (Por Bruno Cavalcante)

Recebi essa questão de algumas pessoas por e-mail assim que passou a prova. Muitas tentaram alguma fórmula para saber como poderia saber ou fazendo as combinações possíveis. Ou seja, muita gente pensou em como colocar as caixas dentro dos navios.

Nessa questão ficava bem fácil de fazer, pois eram poucas possibilidades, mas para ficar mais fácil, ao invés de raciocinarmos como poderíamos colocar as caixas, como poderíamos tirar.

Temos 10 caixas e 11 lugares. Ou seja, um lugar tem que ficar vazio. As caixas são idênticas, indicando que não importa a ordem, ou seja, se eu simplesmente trocar uma caixa com outra, nada mudará. A ordem não importa.

Sendo assim temos 1 lugar vazio para escolher onde colocar. Se temos três navios, podemos colocar em um dos 3 o espaço vazio, nos dando 3 maneiras de alocação das caixas. Essa é fácil e não precisa nem fazer a fórmula da Combinação (C3,1). Complicaria mais.

Quem pensou em fazer listando as maneiras, ficaria:

2 – 4 – 4 1 – 4 – 5 2 – 3 – 5

Qualquer outra maneira seria uma repetição dessas, o que não conta como outra, já que as caixas são idênticas.

RESPOSTA LETRA A

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O desenvolvimento de carreiras de funcionários deixou de ser exclusiva responsabilidade das empresas, já que os próprios trabalhadores assumem parte desta responsabilidade. A essência de um programa d

A teoria dos dois fatores de Herzberg apresenta duas abordagens para a motivação: a dos fatores motivacionais, que se baseia em necessidades subjetivas de caráter intrínseco, e a dos fatores higiênico

A disciplina progressiva é a forma mais utilizada de procedimento disciplinar, aplicado pelo gerente, que dá ao colaborador a oportunidade para corrigir seu comportamento. As infrações podem ser catal