Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

65. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

Em um sistema tradicional de controle gerencial, a avaliação de desempenho baseada no resultado operacional obtido, utilizando-se o método de custeio por absorção, é inadequada.

PORQUE

Pode-se melhorar o resultado operacional no custeio por absorção simplesmente diminuindo o nível de atividade, reduzindo os custos variáveis totais e aumentando a capacidade ociosa da empresa.

A esse respeito, conclui-se que

(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. (C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. (D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. (E) as duas afirmações são falsas.

COMENTÁRIO

Questão de contabilidade de custo, especificamente sobre o método de custo por absorção.

Só para lembrar, existe uma diferença entre custo, gasto, despesa, investimento e perda que todos nós temos que ter na ponta da língua essa diferença, para resumir: Gasto: Qualquer desprendimento de ativo. Qualquer sacrifício monetário. Custo: Gasto diretamente ligado à area produtiva, ao chão de fábrica. Despesa: Gasto fora da área produtiva, nas áreas comercial e administrativa. Investimento: Gasto com bem ou serviço que dará benefícios futuros ou ativados em função de sua vida útil. Perda: Gasto não intencional decorrido de fatores externos à empresa.

Primeiramente vamos falar um pouco sobre esse tal custo de absorção:

Custo por absorção é quando se rateia os custos indiretos de fabricação para os produtos, ou seja, os produtos absorvem todos os custos das fabricas, independentemente de serem diretos ou indiretos, fixos ou variáveis. Todos eles são colocados como custo de produto. Os custos indiretos são absorvidos pela produção por critério de rateios. Ou seja, dependendo do volume de produção os custos unitários sofrerão variação por esse método. Sendo ineficiente para análise de descontos em caso de grandes quantidades, pelo seguinte: Se calcularmos que no mês iremo produzir 500 peças, as previsões de custos e os rateios dos custos indiretos serão feitas sobre essa produção e, com isso, geraremos um preço. Esse preço levará em conta essa produção de 500, caso, no meio do mês, apareça um cliente querendo comprar 200 excedentes. Mesmo a empresa tendo capacidade produtiva para fazer, ela não saberá o custo real unitário. Se pararmos para pensar, todos os custos fixos e indiretos já foram pagos pelos 500 inicias. Esses 200 não precisariam mais sofrer esse acréscimo do rateio, mas a empresa não tem como mudar método de custeio no meio de um mês. Portanto esse método de custeio é bastante ineficiente para fins de gestão, geralmente só é utilizado para fins legais, pois é exigido por lei no Brasil.

Analisando as afirmações:

I – Em um sistema tradicional de controle gerencial, a avaliação de desempenho baseada no resultado operacional obtido, utilizando-se o método de custeio por absorção, é inadequada. – Correto, como disse acima, geralmente não é usada para fins gerenciais, por dificultar previsões e sempre colocar o peso de todos os custos em cima dos produtos.

II – Pode-se melhorar o resultado operacional no custeio por absorção simplesmente diminuindo o nível de atividade, reduzindo os custos variáveis totais e aumentando a capacidade ociosa da empresa. – Seu eu diminuir o nível de atividade e aumentar a capacidade ociosa isso quer dizer que eu estou produzindo menos, sendo assim, minha base de rateio diminui, aumentando o custo unitário no rateio por absorção. Alternativa falsa.

RESPOSTA LETRA C

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

Posts recentes

Ver tudo