Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

65. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

Uma empresa de TV a cabo está desenvolvendo uma nova modalidade de treinamento para sua equipe de instalação e manutenção. O novo treinamento será realizado durante uma semana, por meio de instrução em sala de aula, no período da manhã, e do trabalho sob orientação de um colega mais experiente, no período da tarde. A situação envolve a técnica de treinamento

(A) de aprendizagem. (B) no trabalho. (C) por simulação. (D) a distância. (E) para segurança.


COMENTÁRIO

Nessa, no dia que fiz essa prova como simulado, não vou mentir. Acertei na exclusão dos termos. Vou explicar como fiz, mas também a teoria, óbvio. Mas lembrem-se, no concurso o que importa é acertar a questão, se você sabe ou não a matéria “são outros 500”. Algumas pessoas me criticam por falar isso, e leiam bem o que eu digo, não digo que é para você não estudar, digo que na hora da prova, acertar a questão e saber a questão são coisas bem diferentes.

Quando eu fiz eu pensei o seguinte, a distância obviamente não é, afinal ele estaria na empresa. Por simulação também não, a parte supervisionada a tarde é em situação real e a questão não fala nada de simulação. O para segurança ficou meio deslocado na questão, então o descartei. Descartar o “no trabalho” foi um pouco mais difícil e acredito que quase todos que erraram essa questão foi por marcar esse item, mas aprender no trabalho é mais ou menos o que um estagiário faz (pelo menos eu fazia na minha época). Está ali no meio de tudo e “se virando” para aprender em quanto faz, algumas vezes o chefe ensina algo, algumas não, se vira e pronto. Então, sobrou o de aprendizagem e eu acertei a questão, mas vamos à teoria.

Existe uma amplitude de conceitos de treinamento, mas o mais atual, segundo Chiavenato, é o treinamento é um processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo. Agora vou me valer de um texto da colega Cláudia, do blog Miscelânea Para Concursos: ” Aqui vai um resumo das principais técnicas. 1. Treinamento no trabalho – TLT: O treinamento é realizado no próprio cargo, por um supervisor ou funcionário mais experiente. Caracteriza-se pelo aprendizado prático, rápido e pela economia de tempo, mas pode transferir vícios e percepções. 2. Treinamento de aprendizagem: O conhecimento é adquirido por meio da combinação entre sala de aula e treinamento prático no trabalho. Muito apropriado para funções operacionais / técnicas. 3. Treinamento por simulação:  Técnica usada fora do ambiente de trabalho. O objetivo desta forma de treinamento é obter as vantagens do TLT, sem precisar estar no local de trabalho. É necessário quando o TLT é muito caro ou pode oferecer risco ao treinando, além de perda de produtividade à empresa. . Estudo dirigido: Um grupo acompanha a apresentação de um tema para estudo, normalmente de forma oral, podendo ser através da leitura ou apresentação visual. O instrutor fornece as informações sobre o assunto a ser estudado, que é comentado passo a passo com o acompanhamento dos treinandos. 5. Brainstorming: É uma técnica de produção de idéias ou de soluções de problemas em grupo. No treinamento, possibilita a troca de experiência e a construção de um novo conhecimento ao associar uma idéia com sua aplicação. 6. Estudo de caso: Atualmente, o uso de estudos de caso está em crescimento, não apenas nas instituições de ensino, mas nas empresas também. O caso é levado a reuniões e debates, a fim de que as opiniões e informações sejam compartilhadas e possibilitem melhor entendimento sobre um determinado assunto ou problema.”

O número 2 é exatamente o que a questão nos diz.

RESPOSTA LETRA A

Posts recentes

Ver tudo