Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

64. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

Analise as afirmativas a seguir sobre o coeficiente de variação.

I – O coeficiente de variação é uma medida de variação relativa. II – Se uma distribuição é bimodal, então seu coeficiente de variação é zero. III – O coeficiente de variação tem a mesma unidade que o desvio padrão.

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.


COMENTÁRIO

Essa questão fica mais fácil comentando ítem por ítem. Pois vamos a eles:

I – O coeficiente de variação é uma medida de variação relativa.

Para entendermos Coeficiente de Variação temos que ver antes a variância e o desvio padrão, que estão intimamente ligados. Aqui não irei colocar fórmulas, já que a questão não precisava delas sim somente da interpretação.

Variância: Ela indica a distância entre os dados de uma distribuição, ou seja, o grau de dispersão dos dados de uma distribuição de frequência. Se fizermos o gráfico de uma distribuiçao de frequência e passarmos uma reta pegano o maior número de pontos possíveis, a varância indica justamente o quanto desses pontos sairam da reta.

Desvio Padrão: Sozinho, o desvio padrão não nos diz nada. Ele é uma medida a ser relacionada com a média ou com a mediana, nos dando o coeficiente de variação. É calculada simplesmente como a raiz quadrada da variância.

Coeficiente de variação: Como já dito acima, ele é uma relação entre o desvio padrão e a média ou a mediana. Quando se compara com a média é chamado Coeficiente de Pearson. Quando se compara com a mediana, Coeficiente de Tharudike. Esses coeficiente indicam o quanto a média ou a mediana de fato representam a população. Trata-se de saber se podemos ou não usar essa média para análises estatísticas. Se, por exemplo, falarmos de uma população com 2 pessoas: uma de 5 anos e a outra de 75. A média da idade é 40, mas sabemos que essa média em nada representa a população, tendo um coeficiente de variação (se calculado) altíssimo. Logo, se o coeficiente de variação é uma medida de relação da média com o desvio padrão, a alternativa está CORRETA!

II – Se uma distribuição é bimodal, então seu coeficiente de variação é zero.

Moda, na estatística, como todos sabem indica a classe que tem maior frequência dentre todas as classes.Uma distribuição bimodal existem duas classes com frequências iguais e maiores que todas as outras.

Para que uma classe tenha coeficiente de variação zero, seria necessário que: 1 – Todas as classes tivessem exatamente a mesma amplitude entre limite inferior e superior. 2 – Todas tivessem a mesma frequência por classe.

Em uma distribuição bimodal, já que temos dois picos, essa 2ª não se aplica. Alternativa falsa

III – O coeficiente de variação tem a mesma unidade que o desvio padrão.

Lá em cima, já dissemos que o corficiente de variação é a relação do desvio padrão com a média. Se existe uma relação é porque não tem a mesma unidade. Alternativa falsa

RESPOSTA LETRA A

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

Posts recentes

Ver tudo