
Bruno Cavalcante
63.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)
Considere as seguintes premissas:
I – Quem gosta de música não é triste. II – Gatos não gostam de chocolate. III – Quem não gosta de chocolate é triste.
Com base nessas premissas, conclui-se que
(A) gatos tristes gostam de chocolate. (B) gatos não gostam de música. (C) quem não gosta de música é triste. (D) quem gosta de chocolate não é triste. (E) quem não gosta de chocolate é gato.
COMENTÁRIO
Tipo de questão que é mais fácil testar item a item, já que apenas lendo as três opções não se consegue tirar nenhuma conclusão concreta. Vamos então:
a) Gatos tristes gostam de chocolate – Quando olhamos as alternativas, a única conclusão que se pode tirar de gatos é que eles, absolutamente nenhum gato, gosta de chocolate, seja o gato triste ou não.
b) Gatos não gostam de música – Essa inferência nós podemos fazer. Usando a simples lógica: associando as frases II e III percebemos que todos os gatos são tristes, pois não gostam de chocolate. Se quem gosta de música não é triste, nenhum gato pode gostar de música, ou não seriam tristes, logo, por dedução, os gatos não gostam de música.
c) Quem não gosta de música é triste – A afirmação I pode confundir você sobre esse item, porém ela apenas fala que quem gosta de música não é triste, mas disso você não pode afirmar que quem não gosta é triste. Apenas com essa frase não se pode ter essa conclusão.
d) Quem gosta de chocolate não é triste – Assim como a de cima, a afirmativa III pode levar alguém a se confundir aqui, porém pela alternativa 3 ele fala apenas do grupo dos que gostam e não generalizam o grupo dos que não gostam de chocolate quanto a característica nenhuma.
(E) quem não gosta de chocolate é gato. – Gatos não gostam de chocolate, mas nem todo mundo que não gosta de chocolate é gato. Pode ter uns feinhos nesse grupo também (hehehe!).
RESPOSTA LETRA B