Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

62.(CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2012)

No balanço patrimonial, sob o aspecto qualitativo, são evidenciados os elementos que representam os bens, direitos, as obrigações e a parte dos proprietários de uma empresa. No Ativo, são evidenciados bens e direitos e, no Passivo, as obrigações e a parte dos proprietários. Em relação a tais aspectos qualitativos, considere as informações apresentadas pela empresa Z.


Um administrador, considerando exclusivamente as informações recebidas, reconhece que o montante do capital de terceiros aplicado no ativo, em reais, é (A) 1.750,00 (B) 2.250,00 (C) 2.750,00 (D) 4.250,00 (E) 5.250,00


COMENTÁRIO (Comentada por Jefferson Bregalda)

Para solucionarmos esta questão será necessário conhecer os elementos que compõem o Ativo (bens e direitos), o Passivo (obrigações ou capital de terceiros) e o Patrimônio Líquido (capital dos sócios). Dentre os três, a questão pede pelo reconhecimento do capital de terceiros aplicado no ativo, ou seja, o Passivo. Começaremos identificando as contas da tabela apresentada na questão e classificando:


Pode-se identificar que há somente contas do Ativo e do Patrimônio Líquido na tabela, então como definir o Passivo?

Sabe-se que o somatório das contas do Ativo é igual ao somatório das contas do Passivo + Patrimônio Líquido conforme abaixo:


O total do Ativo é achado simplesmente pela soma suas contas que classificamos previamente, pois são todas contas somatórias do Ativo:

ATIVO:

Caixa e bancos          1.250,00 Clientes                        1.650,00 Mercadorias               2.350,00 Total                           5.250,00

Nota: no nosso caso as contas são todas somatórias do ativo, porém existem contas redutoras do ativo chamadas de Contas Retificadoras do Ativo que podem estar presentes em outras questões. Ex: Duplicatas Descontadas, Depreciação acumulada etc.

O total do Patrimônio Líquido exige o conhecimento de sua composição para chegar ao seu total e também reconhecer que a conta Ações em Tesouraria é Retificadora do Patrimônio Líquido:

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

(=) Capital Social                    5.000,00 (-) Capital a integralizar       1.500,00* (=) Capital Realizado             3.500,00 (-) Ações em tesouraria         _500,00

Total                                      3.000,00

* O capital a Integralizar também é uma Conta Retificadora do Patrimônio Líquido e não é fornecida pela questão, mas pode ser identificada quando se sabe que o Capital Realizado é formado pelo Capital Social menos o Capital a Integralizar.

PASSIVO = ATIVO – PL PASSIVO = 5.250,00 – 3.000,00 PASSIVO = 2.250,00

RESPOSTA LETRA B

Posts recentes

Ver tudo