Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

62. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2010)

A política de remuneração e benefícios de uma empresa pode ser sempre suscetível a questionamentos e críticas por parte dos colaboradores. Pesquisas salariais visam a conhecer os valores praticados no mercado para determinados cargos, de forma a minimizar problemas dessa natureza. Na realização da pesquisa, é necessário seguir alguns passos e atividades que a compõem. A criação e o teste do instrumento permitem coletar, criteriosamente, os dados da pesquisa referem-se a atividades que compõem o passo de

(A) preparar os diversos modelos de relatório. (B) tabular e analisar os dados coletados. (C) distribuir e orientar o uso do material. (D) convidar as empresas significativas. (E) desenvolver o manual de coleta de dados.

COMENTÁRIO

Essa questão era sobre pesquisa salarial, mas na hora que fiz como simulado usei o que lembrava da pesquisa de mercado. Disse isso só para lembrarem que mesmo sem saber direito o assunto, muita coisa da administração se conecta, puxam de um assunto para o outro ou apensa adaptam. Afinal, uma pesquisa salarial nada mais é que uma pesquisa de mercado com um objeto de pesquisa sendo o salário. Nem sempre essa tática de semelhança funciona, óbvio, mas se você não lembra do assunto da questão, vale a tentativa.

Vamos à pesquisa salarial:

Um salário deve ter um equilíbrio interno e externo. O equilíbrio interno significa um salário compatível entre todos que exercem funções semelhantes dentro de sua área. É a equivalência, por exemplo, entre um analista financeiro e analista de marketing. Os dois tem a mesma importância dentro de seus respectivos setores e para a empresa também, então seus salários devem ser equivalentes.

Equilíbrio externo é o equilíbrio com o mercado, a equivalência de salário com os salários do mercado. Essa equivalência pode ser geográfica, entre as empresas da região, pela indústria ou ramo de atividade da empresa, pelo porte da empresa ou até por empresas com políticas salariais parecidas.

Para o equilíbrio externo a empresa necessita da pesquisa salarial, para saber como as empresas que ela quer se equiparar estão pagando, seguindo os seguintes passos.

1 – Escolha dos cargos a serem pesquisados: Sem muito mistério, somente saber qual cargo a empresa quer tornar equivalente.

2 – Escolha das empresas significativas: Seguindo o critério escolhido (geográfico, setor, porte ou política), a empresa vai escolher as empresas que ela aplicará a pesquisa para ter uma média salarial de acordo com o critério desejado.

3 – Elaborar o manual de coleta de dados: Fase de planejamento, onde a empresa decidirá qual o método da coleta de dados, elaborará o instrumento e fará um teste, uma análise de como esse teste funcionará quando for realmente aplicado. O manual também contém como deverá ser aplicado o teste e como será sua distribuição.

4 – Aplicação da pesquisa: A parte prática da pesquisa, onde os dados serão coletados de fato.

5 – Tabulação e apresentação dos resultados: algumas bibliografias separam esses dois passos, mas aqui é a finalização da pesquisa, é quando será analisado e relatado o que foi achado na pesquisa feita.

Dito esses passos, o que a questão pede está na elaboração do manual.

RESPOSTA LETRA E

Posts recentes

Ver tudo