Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

61. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)

A cultura organizacional é aprendida, transmitida e partilhada entre os membros da organização ao longo do tempo. Alguns de seus aspectos são formais, e outros são informais. Cabe aos líderes reconhecer todos esses aspectos e alinhá-los aos objetivos organizacionais. Qual, dentre os aspectos apresentados abaixo, é(são) de natureza informal?

(A) Estrutura organizacional (B) Capacitação do pessoal (C) Diretrizes de pessoal (D) Percepções e atitudes (E) Objetivos e estratégias

COMENTÁRIO (Por Bruno Cavalcante)

Para essa questão era necessária a simples diferenciação entre aspectos formais e informais da administração.

– Aspecto Formal: São os aspectos planejados da organização. Tudo da organização que foi planejado para acontecer, seja um planejamento escrito ou não. Muita gente confunde achando que formal é somente o que está no papel, na verdade formal é o que foi planejado com alguma antecedência. Se o gerente hoje avisa aso funcionários que no fim do dia terá uma reunião, essa será uma reunião formal e os resultados dela serão levados em consideração como objetivos, métodos ou o que quer que tenha sido discutido, será levado em conta formalmente. A hierarquia, organograma, relação de cargos, programas de treinamento, objetivos, missão, visão, diretrizes, regras entre outros não são fazem parte do aspecto formal por estarem escritos, mas sim por terem sidos planejados. São aspectos oficiais da organização.

– Aspectos Informais: São aspectos mais intrínsecos, aspectos não planejado como as amizades dentro do ambiente de trabalho, a maneira que cada funcionário faz uma atividade, até mesmo como cada funcionário entende uma certa mensagem, ou seja,  a percepção que cada um tem quanto ao que acontece no ambiente. Cuidado com um pequeno detalhe, disse logo acima que o objetivo é algo planejado, ou seja algo formal, porém dentro da organização um grupo pode estabelecer uma meta maior para ele, essa será uma meta informal. Bem como em concurso, existe um mínimo para se fazer, essa seria a meta formal, mas você coloca na sua cabeça, como seu objetivo pessoal fazer 20% acima da meta, essa é uma meta informal. Falo isso, pois pode ser alvo de uma boa pegadinha em prova.

Pois bem, dada a explicação, a única dentre as alternativas que fala de um aspecto não planejado, não oficial da organização é a que fala “Percepções e Atitudes”.

RESPOSTA LETRA D

Posts recentes

Ver tudo