Buscar
  • Bruno Cavalcante

61. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

A maioria das empresas da indústria de petróleo utiliza quatro fatores básicos para definir a remuneração dos colaboradores: legal, sindical, político e equitativo. O fator equitativo é aquele que define a remuneração em função do(a)

(A) reajuste na data base. (B) piso salarial negociado. (C) salário médio da indústria. (D) influência de governantes. (E) diretriz interna de promoção.

COMENTÁRIO

Explicando cada um dos tipos de remuneração citados:

– Legais: Determinação de valores ou benefícios instituídos por leis. Salário mínimo, os impostos, o salário família e outros benefícios que a lei obrigado o empregador a incorporar no salário de seus funcionários.

– Sindicato: Pisos salariais e carga horária determinados pelo sindicato de cada categoria,  obviamente esse não pode ferir, ou seja, piorar a situação do trabalhador quando comparado à legislação. O piso determinado pelo sindicato da categoria nunca poderá ser menor que o salário mínimo, por exemplo.

– Político: São os indicados pelas políticas internas da empresa. Remuneração por tempo de serviço, benefícios, adicionais que a empresa conceda por política própria, sem ser obrigação legal.

– Equitativos: É o salário feito para atrair e manter o funcionário na empresa. A empresa pesquisa no mercado o salário médio para determinado cargo e paga algo equivalente para não perder bons funcionários para a concorrência.

Bem, dito isso fica bem fácil.

Reajuste na data base é lei, piso é sindical, salário médio da indústria é a pesquisa que foi falado. Influência dos governantes só tem como ser por meio de lei, lógico vamos de tirar de cena a “carteirada” e o “lobby” político, o certo seria somente por lei e diretriz interna é político.

RESPOSTA LETRA C

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O desenvolvimento de carreiras de funcionários deixou de ser exclusiva responsabilidade das empresas, já que os próprios trabalhadores assumem parte desta responsabilidade. A essência de um programa d

A teoria dos dois fatores de Herzberg apresenta duas abordagens para a motivação: a dos fatores motivacionais, que se baseia em necessidades subjetivas de caráter intrínseco, e a dos fatores higiênico

A disciplina progressiva é a forma mais utilizada de procedimento disciplinar, aplicado pelo gerente, que dá ao colaborador a oportunidade para corrigir seu comportamento. As infrações podem ser catal