Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

61. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

A maioria das empresas da indústria de petróleo utiliza quatro fatores básicos para definir a remuneração dos colaboradores: legal, sindical, político e equitativo. O fator equitativo é aquele que define a remuneração em função do(a)

(A) reajuste na data base. (B) piso salarial negociado. (C) salário médio da indústria. (D) influência de governantes. (E) diretriz interna de promoção.

COMENTÁRIO

Explicando cada um dos tipos de remuneração citados:

– Legais: Determinação de valores ou benefícios instituídos por leis. Salário mínimo, os impostos, o salário família e outros benefícios que a lei obrigado o empregador a incorporar no salário de seus funcionários.

– Sindicato: Pisos salariais e carga horária determinados pelo sindicato de cada categoria,  obviamente esse não pode ferir, ou seja, piorar a situação do trabalhador quando comparado à legislação. O piso determinado pelo sindicato da categoria nunca poderá ser menor que o salário mínimo, por exemplo.

– Político: São os indicados pelas políticas internas da empresa. Remuneração por tempo de serviço, benefícios, adicionais que a empresa conceda por política própria, sem ser obrigação legal.

– Equitativos: É o salário feito para atrair e manter o funcionário na empresa. A empresa pesquisa no mercado o salário médio para determinado cargo e paga algo equivalente para não perder bons funcionários para a concorrência.

Bem, dito isso fica bem fácil.

Reajuste na data base é lei, piso é sindical, salário médio da indústria é a pesquisa que foi falado. Influência dos governantes só tem como ser por meio de lei, lógico vamos de tirar de cena a “carteirada” e o “lobby” político, o certo seria somente por lei e diretriz interna é político.

RESPOSTA LETRA C

Posts recentes

Ver tudo