Buscar
  • Bruno Cavalcante

60. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)

Uma organização pretende adotar os princípios da Aprendizagem Organizacional, de forma que as pessoas descartem seus velhos modos de pensar e suas rotinas padronizadas, visando a resolver os problemas e a desempenhar seus cargos por meio de novas maneiras de pensar, testar e melhorar suas práticas. De acordo com Peter Senge, dentre os fatores que compõem a Aprendizagem Organizacional, o conceito descrito acima faz referência a uma das cinco disciplinas. Qual?

(A) Aprendizagem em equipe (B) Visão compartilhada (C) Domínio pessoal (D) Modelos mentais (E) Sistemas de pensamento

COMENTÁRIO (Por Pâmella Arruda)

Essa questão aborda as cinco disciplinas estudadas por Peter Senge. Segundo ele, “disciplina significa um conjunto de técnicas que devem ser estudadas e dominadas para serem postas em prática”. Vamos ver do que se trata cada uma dessas disciplinas:

Domínio Pessoal  “O que distingue as pessoas com alto grau de domínio pessoal é que elas desenvolveram um grau maior de comunicação entre o consciente e o subconsciente.” As pessoas com essa habilidade pensam mais no resultado desejado do que no caminho e nos obstáculos para alcançá-lo.

Modelos mentais   “são ideias profundamente arraigadas, generalizações ou mesmo imagens que influenciam nosso modo de encarar o mundo e nossas atitudes.” “Eles modelam nosso modo de agir.”

Visão compartilhada (ou objetivo comum)  “As pessoas criam um sentimento de coletividade que permeia a organização e dá coerência às diversas atividades”

Aprendizagem em Grupo  “é o processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade de um grupo criar os resultados que seus membros realmente desejam. Ele se desenvolve a partir da criação de um objetivo comum e também do domínio pessoal, pois equipes talentosas são formadas por indivíduos talentosos. Mas objetivo e talento não são suficientes. O mundo está cheio de equipes formadas por indivíduos talentosos que compartilham um objetivo por algum tempo, e no entanto, não conseguem aprender.” É aí que entra a aprendizagem em grupo, a sinergia.

Raciocínio Sistêmico   “é a quinta disciplina, pois é a disciplina que integra as outras quatro, fundindo-as num conjunto coerente de teoria e prática, evitando que elas sejam vistas isoladamente como simples macetes ou o último modismo para efetuar mudanças na organização. Reforçando cada uma delas, o raciocínio sistêmico está sempre nos mostrando que o todo pode ser maior que a soma das partes.”

Em suma, “o raciocínio sistêmico precisa das outras quatro disciplinas: objetivo comum para conseguir engajamento a longo prazo; modelos mentais para detectar as falhas na nossa maneira atual de ver o mundo; aprendizado em grupo para que as pessoas possam enxergar além dos limites das suas perspectivas pessoais; e domínio pessoal para nos motivar a pesquisar continuamente como as nossas ações afetam o mundo em que vivemos”.

Agora que sabemos do que se trata cada uma das disciplinas, vemos que a descrição do enunciado se refere a modelos mentais.

RESPOSTA LETRA D

Essa questão foi resolvida com base no seguinte artigo.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O desenvolvimento de carreiras de funcionários deixou de ser exclusiva responsabilidade das empresas, já que os próprios trabalhadores assumem parte desta responsabilidade. A essência de um programa d

A teoria dos dois fatores de Herzberg apresenta duas abordagens para a motivação: a dos fatores motivacionais, que se baseia em necessidades subjetivas de caráter intrínseco, e a dos fatores higiênico

A disciplina progressiva é a forma mais utilizada de procedimento disciplinar, aplicado pelo gerente, que dá ao colaborador a oportunidade para corrigir seu comportamento. As infrações podem ser catal