Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

60. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

Um diretor executivo foi contratado para promover mudanças na organização. Espera-se que, ao assumir a liderança do processo, o executivo saiba lidar com problemas, desafios, aventuras, novidades e críticas, por meio de uma sequência de políticas. Foram-lhe sugeridas quatro políticas: Inovação Sistemática (IS); Abandono do Ontem (AO); Exploração do Sucesso (ES) e Aperfeiçoamento Contínuo (AC).


COMENTÁRIO

Infelizmente, na bibliografia que tenho em casa não tem esse assunto, então tive que recorrer à internet. Notei que esse assunto se encontra nos livros do Drucker que falam sobre gestão da mudança.

Entre outras coisas, Drucker nos diz que a mudança precisa ser planejada e encarada a sério. É preciso ter disposição e capacidade para gerar uma mudança daquilo que está sendo feito e fazer algo novo e diferente. São necessárias também algumas políticas pra mudança:

1 -Abandono do Ontem: Deixar de utilizar recursos mantendo o que não produz mais resultados satisfatórios ou não contribui para o desempenho. Embora não seja fácil, nem muito bem visto entre os colaboradores, o que gera muita resistência, sistematicamente tem que se abandonar o “o quê” e o “como” se fazia.

2 – Aperfeiçoamento organizado (contínuo): Tudo que a empresa faz interna ou externamente precisa ser aperfeiçoado de maneira contínua e progressiva e de preferência com uma meta estabelecida, ou seja, fixando uma “taxa de aperfeiçoamento” para o período. Esse aperfeiçoamento leva a inovações nos produtos e serviços.

3 – Exploração do sucesso: Olhar para os próprios sucessos, para o que vem dando certo e transformar isso em uma base para construção do novo. “As instituições que têm sucesso em ser líderes de mudanças certificam-se de alocar pessoal às oportunidades” diz Drucker.

4 – Inovação Sistemática: “Ela faz com que a organização inteira veja mudanças como oportunidades”. Essa inovação faz com que a empresa mude bem e consciente, sempre sendo a líder nessas mudanças.

Alguns artigos na Internet continuam, colocando até 7 políticas, outros acabam aqui, mas a ordem dos 4 primeiros é sempre essa. O que nos dá a resposta. .

RESPOSTA LETRA C

Assim que pegar um livro, eu detalho mais por aqui

Posts recentes

Ver tudo