Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

59. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)

Considere as afirmativas abaixo a respeito de programas de treinamento, baseados em competências, adotados por uma empresa de modo a tornar as pessoas mais produtivas, criativas e inovadoras, contribuindo ainda mais para o desempenho organizacional.

I – É necessário preparar o ocupante para o desempenho no cargo ao invés de desenvolver competências individuais. II – É necessário o desenvolvimento de competências essenciais para o negócio ao invés de treinamento para a ocupação de um cargo. III – É necessário priorizar a rapidez na construção e no desenvolvimento de competências para o negócio, ao invés da rapidez, da qualidade e do baixo custo do treinamento.

Está correto APENAS o que se afirma em (A) I (B) II (C) III (D) I e II (E) II e III

COMENTÁRIO (Por Bruno Cavalcante)

Esse tipo de questão, só pela coerência você resolve. É o que a gente costuma dizer que o erro “salta aos olhos”, mesmo sem você ter estudado a matéria específica, com um pouco de noção em administração você fazia.

Se não vejamos item a item:

I – É necessário preparar o ocupante para o desempenho no cargo ao invés de desenvolver competências individuais. – A questão fala em treinamento baseado em competências e não em tarefas ou cargos. Preparar o ocupante para o desempenho no cargo, significa ensiná-lo tudo que é preciso para ocupar o cargo. Tarefas e rotinas do trabalho e não é isso que a questão propõe. Alternativa falsa.

II – É necessário o desenvolvimento de competências essenciais para o negócio ao invés de treinamento para a ocupação de um cargo. – É justamente o inverso da afirmação I. É necessário o desenvolvimento das competências que mais agregarão valor para a empresa, somente saber o que tem que ser feito, as rotinas não são o suficiente ou o necessário no caso. Afirmativa verdadeira.

III – É necessário priorizar a rapidez na construção e no desenvolvimento de competências para o negócio, ao invés da rapidez, da qualidade e do baixo custo do treinamento. – Sim, tem que ser priorizado a construção e desenvolvimento de competências para o negócio acima de qualquer coisa. Quanto mais rápida essa construção e esse desenvolvimento, melhor será para a empresa que terá mais produtividade. Afirmativa Verdadeira.

Responde-se a questão sem saber o que é competência e nenhum conceito sobre treinamento. Somente um pouco de “instinto de administrador”, já diria um professor que tive.

Mas como aqui não estamos ensinando ninguém a ser selvagem e agir pelos instintos, vamos à teoria.

Existem diversas formas de se conceituar o que é competência (organizacional ou individual). Os conceitos sempre se baseiam em habilidades, atitudes e outras características individuais para caracterizar uma competência individual, assim como se baseiam na gestão e na cultura para determinar as competências organizacionais.


Famoso CHA = Conhecimentos + Habilidades + Atitudes. Logicamente fazendo isso englobar o que estar no esquema acima.

Em uma organização, as competências podem ser hierarquizadas da seguinte forma:

– Competências essenciais para a organização (core competences): São competências que uma organização precisa ter (construir e possuir) para manter sua vantagem competitiva. – Competências funcionais: Cada unidade da organização tem que ter (construir e possuir) para servir de base para as competências organizacionais. – Competências gerencias: Competência para atuar como gestor de pessoas. – Competências individuais: São competências que cada pessoa deve ter (construir e possuir) para trabalhar na organização.

Treinar se baseando em competências é sair do treinamento voltado para as tarefas (ou seja, desenvolvendo uma simples habilidade de atuar no cargo), como é padrão. e se voltar para desenvolver essas competências, todo esse sistema de conhecimentos, atitudes e valores da empresa, tornando o funcionário mais engajado, mais engrenado com a organização como um todo.

RESPOSTA LETRA E

Posts recentes

Ver tudo