Buscar
  • Bruno Cavalcante

59. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

Em um simpósio sobre as técnicas e métodos de administração de materiais e gestão de estoques, um administrador respondeu corretamente a uma indagação da plateia, afirmando que o(a)

(A) Lote Econômico de Compra (LEC) é uma técnica que visa a minimizar o custo unitário de compras do item, por meio de compras mais inteligentes e bem programadas. (B) inventário rotativo é uma técnica que visa a estabelecer uma programação mais inteligente de inventário, dando mais importância e maior frequência de contagem aos itens de alto valor de consumo anual. (C) ponto de ressuprimento é um parâmetro essencial para determinação do tamanho dos lotes de compra, na política de revisão periódica. (D) tamanho do estoque de segurança de um item, quanto menor, maior a incerteza na sua demanda. (E) classificação XYZ dos estoques é uma forma de agregação segundo a importância financeira dos itens.

COMENTÁRIO

(A) O lote econômico de compra é uma técnica que visa a minimizar o custo de estoque. Pode minimizar ou aumentar o custo de pedido contanto que o custo total de estoque (custo de pedido somado ao custo de armazenagem) seja minimizado. Alternativa incorreta.

(B) O inventário rotativo é justamente uma contagem que se preocupa com o giro financeiro. Alguns devem ser contados diariamente e outros anualmente. Alternativa correta.

(C) O ponto de ressuprimento é essencial na política de revisão contínua. Nesta política o estoque é verificado a cada atualização nos registros de estoque e caso seja menor ou igual ao ponto de ressuprimento inicia-se o processo de suprimento do material. Uma política de revisão de estoque periódica significa que periodicamente (semanalmente, mensalmente) a quantidade em estoque é verificada. Um novo pedido é colocado, caso o estoque seja inferior à previsão de demanda para o período seguinte. O tamanho deste pedido deve ser suficiente para suportar a demanda até a próxima revisão. Alternativa incorreta.

(D) O estoque de segurança só existe porque há incerteza na demanda e no fornecimento.  Quanto maior a incerteza, maior o estoque de segurança. Alternativa incorreta.

(E) Classificação XYZ é uma forma de agregação segundo a importância operacional dos itens. É o caso do parafuso da roda do carro, é baratinho. Mas sem parafusos, o carro não vai muito longe. Alternativa incorreta.

RESPOSTA LETRA B

Comentadas por: Wisley Humberto Cruz

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O desenvolvimento de carreiras de funcionários deixou de ser exclusiva responsabilidade das empresas, já que os próprios trabalhadores assumem parte desta responsabilidade. A essência de um programa d

A teoria dos dois fatores de Herzberg apresenta duas abordagens para a motivação: a dos fatores motivacionais, que se baseia em necessidades subjetivas de caráter intrínseco, e a dos fatores higiênico

A disciplina progressiva é a forma mais utilizada de procedimento disciplinar, aplicado pelo gerente, que dá ao colaborador a oportunidade para corrigir seu comportamento. As infrações podem ser catal