Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

59. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

Ao final de um ano de serviço, um funcionário questionou o sistema de avaliação de desempenho ao qual foi submetido. O argumento apresentado foi de que os parâmetros ou padrões utilizados não atendiam a algumas características básicas. Uma característica INADEQUADA a um parâmetro ou padrão de avaliação de desempenho é ser

(A) viável. (B) específico. (C) atualizado. (D) mensurável. (E) conveniente.

COMENTÁRIO

A avaliação é de suma importância para a organização e para o funcionário avaliado. Existem diversas métodos para avaliação e serão detalhados em uma outra oportunidade, quando a questão falar mais nesse ponto, por enquanto dizemos que os objetivos dessas avaliações são:

– Informações para justificar recompensas ou demissões. – Um feedback (retroação) de como os outros percebem o seu trabalho. – Permite que cada colaborador saiba exatamente onde ele tem focar no seu desenvolvimento. – Permite que todos possam melhorar seus relacionamentos. – Informação para gerentes e RH sobre como preceder com o aconselhamento dos seus colaboradores.

A avaliação segue algumas características para que ela seja válida e realmente atinja seus objetivos.

– Específico para o tipo de cargo do colaborador, é impossível usar os mesmo critérios de avaliação para cargos diferentes. – Periódico, para que o colaborador tenha ideia da evolução do seu desempenho. – Mensurável, pois para compararmos a evolução ou até mesmo os colaboradores entre si, temos que ter algo mensurável, ou seja, que tenha uma dimensão. – Atualizado, já que as tecnologias mudam, os processos mudam, as avaliações também de se adaptar a essas mudanças. – Simples para que possa ser aplicado por todos os avaliadores de igual maneira, sem muitas margens para interpretações. – Viável tanto financeiramente, a empresa tem que ter os recursos para aplicar, quanto na questão do tempo para aplicação, para não se perder tantas horas de trabalho ou de descanso nas avaliações.

Ou seja, a resposta é o “conveniente” que não é característica da avaliação de desempenho. Quando expliquei isso a um colega concurseiro ele me perguntou “então a avaliação tem que ser incoveniente?”. Não é bem nesse sentido, o que ele quis dizer que é inadequado uma avaliação ser conveniente é você aplicar essa avaliação encaixando a aplicação a uma realidade para torná-la fácil. Por exemplo, aplicar somente com o pessoal que trabalha no escritório de uma filial, já que está ali perto mesmo. Ou, caso escolha uma avaliação por observação, aplicar somente nos que estiverem mais perto, ou somente quando der, sem se importar se nessa hora o funcionário está em plena atividade. Enfim, o conveniente aqui veio como aquele “jeitinho” de fazer a avaliação e não pode ser assim.

RESPOSTA LETRA E

Posts recentes

Ver tudo