Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

58.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

Atualizado: Jul 4

Nas organizações de aprendizagem, os padrões de raciocínio se expandem com as pessoas aprendendo continuamente a aprender em grupo. Com relação ao tipo de aprendizagem transformacional, tem-se que ela

(A) está focada nas estratégias da organização, no seu desenvolvimento, na sua implementação e nas prováveis melhorias. (B) orienta para o desempenho e a valorização de tarefas específicas. (C) orienta para a eficiência na prática da função, mostrando também como se faz para promover o aprendizado e o crescimento da equipe. (D) orienta  para  as  formas  de  se  realizarem  mudanças significativas na organização. (E) trata dos fundamentos de uma organização, dos seus valores, atos e de suas convicções.



COMENTÁRIO

A gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional tem tomado cada vez mais importância no mundo da administração (e mais questões nos concursos também.

Aquisição de conhecimentos, habilidades, maneiras de fazer, valores e crenças que possam manter a organização, fazendo também com que ela cresça e se desenvolva. Mas também não está relaciona apenas à novos conhecimentos, mas também na passagem desse conhecimento, para que ele circule por toda a organização, mas também a criação de conhecimento, através de lições aprendidas e processos de avaliação das atitudes tomadas.

Existem vários maneiras de uma organização aprender, através de congressos, benchmarkings, especializações e etc, mas, logicamente, esse conhecimento deve ser disseminado dentro da empresa.

O que a questão nos pede é que nós saibamos os tipos de aprendizagem, mas especificamente o tipo transformacional, então vamos:

– Aprendizagem de tarefas:  Foco no desempenho e na realização de tarefas específicas da empresa. – Aprendizagem sistêmica: Olha o todo, toda a organização, seus processos e como se pode melhorar. – Aprendizagem de liderança: Voltado totalmente à formação de líderes. – Aprendizagem cultural: É aprender a “alma da empresa”. Só uma coisa que soube uma vez e cabe bem aqui. Os Correios, por exemplo, não importa o cargo que você passe no concurso, você é convidado a passar um dia acompanhando um carteiro, para sentir o que é de fato a empresa. Assim como a Petrobras também tem programa de visitas às áreas. – Aprendizagem estratégica: Como se dá o desenvolvimento das estratégias da empresa, bem como a implementação e o possíveis melhorias. – Aprendizagem empreendedora: Trata do empreendedorismo e a gestão de equipes, como se estas fossem microempresas. – Aprendizagem reflexiva: Visa questionar o modelo atual da organização. – Aprendizagem transformacional: Orienta para as formas de se realizar mudanças dentro da organização que surtam efeitos significativos. – Aprendizagem de equipe: Orienta para a eficiência na prática da função, mostrando também como se faz para promover o aprendizado e o crescimento da equipe.

RESPOSTA LETRA D

Posts recentes

Ver tudo