Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

58. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)

Uma nova empresa da área de tecnologia, recentemente, decidiu reter talentos e reduzir a rotatividade ao praticar uma remuneração 15% acima do mercado de trabalho. Nesse caso, o plano de remuneração e benefícios levou em consideração fatores que relacionam:

(A) equilíbrio interno e externo (B) desempenho e tempo de casa (C) prêmios monetários e não monetários (D) descentralização e flexibilidade (E) benefícios fixos e variáveis

COMENTÁRIO (Por Pâmella Arruda)

Essa questão tem relação com os nove critérios para construção do plano de remuneração.

Equilíbrio interno x equilíbrio externo  Relação entre o salário de pessoas com cargos e tarefas similares. Assim sendo, vejo meu salário e minhas responsabilidades e comparo com o salário dos meus colegas da empresa que fazem o mesmo que eu e com pessoas que fazem o mesmo serviço em outras empresas. Se estiver recebendo mais ou a média, ok. Se estiver recebendo menos, começo a me sentir injustiçado.

Remuneração fixa x remuneração variável   A remuneração pode ser fixa (salário mensal ou por hora) ou pode ser variável (de acordo com o desempenho). Além disso, pode-se receber um salário fixo baixo adicionado do variável por desempenho como acontece com muitos vendedores.

Desempenho x tempo de casa  A pessoa pode ter sua remuneração estipulada de acordo com seu desempenho (alcance de metas, avaliação de desempenho etc) ou pode receber aumentos de acordo com seu tempo de serviço, ou seja, quanto mais tempo de casa maior o adicional recebido.

Remuneração do cargo x remuneração da pessoa   A remuneração pode ser definida de acordo com o cargo da pessoa ou de acordo com suas competências. O primeiro caso é mais tradicional. Por exemplo, todos os gerentes podem receber o mesmo salário por remuneração do cargo ou podem receber salários distintos de acordo com as competências individiduais de cada um.

Igualitarismo x elitismo  O igualitarismo inclui o maior número possível de colaboradores sob o mesmo sistema de remuneração e os planos de participação nos lucros definem percentuais iguais para todos. Já o elitismo estabelece diferentes planos de acordo com o nível hierárquico. O sistema elitista é utilizado por organizações mais velhas, bem estabelecidas no mercado e de pequena competição.

Remuneração abaixo do mercado ou acima do mercado   Como o próprio nome diz, a remuneração pode ser abaixo ou acima do mercado. As empresas estabelecidas em áreas economicamente desfavoráveis tendem a pagar abaixo do mercado enquanto a remuneração acima do mercado é mais comum em empresas que buscam reter seus funcionários.

Prêmios monetários x prêmios não-monetários   Os prêmios monetários como salários reforçam a responsabilidade e o alcance de objetivos e os prêmios não-monetários como trabalhos mais interessantes ou segurança no emprego reforçam o comprometimento de longo prazo.

Remuneração aberta x remuneração confidencial  Na remuneração aberta, todos podem ter acesso à informação sobre a remuneração dos demais. Já na remuneração confidencial, essa informação é evitada.

Centralização x descentralização das decisões salariais  As decisões sobre a remuneração dos colaboradores pode ser centralizada por um órgão ou pode ser descentralizada para os gerentes.

Com base nos critérios descritos acima e nas opções disponíveis, vemos que o enunciado fala do equilíbrio interno x externo ao citar remuneração 15% acima do mercado.

RESPOSTA LETRA A

Posts recentes

Ver tudo