Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

58. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

Determinar a localização de uma planta industrial ou centro de distribuição é uma decisão estratégica na gestão da cadeia de suprimentos. Um dos métodos mais utilizados é o método do Centro de Gravidade, que exige do analista muitas informações a respeito das operações da empresa. Para a aplicação do método do Centro de Gravidade para única instalação é DESNECESSÁRIO informar-se sobre

(A) o volume de carga proveniente de fornecedores. (B) o custo de manuseio nos centros de distribuição. (C) os custos de transporte. (D) as demandas dos clientes e mercados atendidos. (E) as coordenadas de clientes e fornecedores.

COMENTÁRIO

O método do centro de gravidade trabalha com o conceito de reduzir os custos com transporte e distribuição da operação. Dessa forma avalia-se o custo da logística de entrada (aquela que leva os insumos e matérias-primas dos fornecedores para a empresa) e logística de saída (aquela que leva os produtos da empresa para os clientes e consumidores). Simplificando um pouco mais significa que a empresa irá se instalar próximo dos fornecedores ou dos consumidores.

Comentando as alternativas:

(A) o volume de carga proveniente de fornecedores. Conforme a explicação preliminar, a idéia central é minimizar os custos com transporte portanto, “o volume de carga proveniente de fornecedores” é essencial para definir a localização utilizando este método. A questão procura qual a informação desnecessária e esta é necessária.

(B) o custo de manuseio nos centros de distribuição. O “custo de manuseio nos centros de distribuição” irá variar muito pouco. Depende mais do sindicato da região onde for instalado a planta industrial ou o centro de distribuição. Há regiões em que o custo de vida é mais alto que outras ou onde o sindicato consegue negociar melhor. O impacto será pequeno se comparado com os altos valores normalmente despendidos com transporte. Essa informação é desnecessária sendo esta a alternativa a ser marcada.

(C) os custos de transporte. Essa variável, conforme dito, anteriormente, é essencial.

(D) as demandas dos clientes e mercados atendidos. A demanda significa a quantidade de produtos que os mercados atendidos comprarão, influenciando diretamente o custo total com transporte. Essa informação é necessária.

(E) as coordenadas de clientes e fornecedores. As coordenadas se referem a localização (distâncias a serem percorridas) influenciando diretamente no custo total transporte. Essa informação é necessária.

RESPOSTA LETRA B

Comentada por: Wisley Humberto Cruz

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

Posts recentes

Ver tudo