Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

57. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)

Uma empresa de transportes aéreos decidiu recentemente implantar um sistema de avaliação de desempenho, do tipo 360 graus, junto ao corpo de comissários de bordo. Esse sistema de avaliação:

(A) proporciona maior liberdade e flexibilidade para que cada gerente seja o gestor de seu pessoal. (B) produz informações dos pares para a garantia de ajuste do funcionário às variadas demandas no trabalho. (C) padroniza o desempenho das pessoas em vez de olhar o desempenho individualizado. (D) permite ao grupo negociações e intercâmbios com o superior hierárquico. (E) favorece a adoção de um estilo mais autocrático de gestão.


COMENTÁRIO (Por Pâmella Arruda)

A avaliação de desempenho 360° é feita de modo que todas as pessoas que tenham contato com o avaliado possam dar suas impressões. Assim sendo, tanto os superiores quanto os subordinados e pares podem avaliar. Até mesmo o avaliado participa fazendo uma auto-avaliação. Com o resultado da avalição em mãos, pode-se fazer um planejamento de melhoria individual. A figura a seguir do livro Gestão de Pessoas do Chiavenato ilustra bem:


A qualidade da informação advinda de inúmeras fontes está entre os prós da avaliação 360°. Por outro lado, temos alguns contras como a complexidade para administrar esse tipo de avalição.

Vejamos as opções:

– Proporciona maior liberdade e flexibilidade para que cada gerente seja o gestor de seu pessoal. Essa é uma característica da Avaliação Participativa por Objetivos. Nessa avaliação, o gerente e o subordinado definem conjuntamente qual será o objetivo do colaborador. Há sempre um consenso para definição do objetivo e todo o processo é feito em conjunto com o gerente que está sempre dando retorno sobre como anda o desempenho do funcionário em relação ao objetivo acordado.

– Produz informações dos pares para a garantia de ajuste do funcionário às variadas demandas no trabalho. Essa é a nossa resposta! Como o funcionário recebe o feedback do seu trabalho sobre diversas perspectivas, ele pode se ajustar às variadas demandas. Atenção, essa opção é encontrada com muita semelhança no livro do Chiavenato no seguinte trecho “a avaliação 360° proporciona condições para que o colaborador se adapte e se ajuste às várias e diferentes demandas que recebe do seu contexto de trabalho ou de seus diferentes parceiros”.

– Padroniza o desempenho das pessoas em vez de olhar o desempenho individualizado. Essa característica é geralmente encontrada nos métodos de avaliação tradicionais como o método da escala gráfica onde temos um fator (por exemplo, produção)  e graus de avaliação (por exemplo, ótimo, bom, regular, sofrível, fraco).

– Permite ao grupo negociações e intercâmbios com o superior hierárquico. Mais uma característica da Avaliação Participativa por Objetivos. Com os objetivos traçados, chega a hora do colaborador buscar seu sucesso e para isso precisa sempre negociar os recursos necessários com seu gerente.

– Favorece a adoção de um estilo mais autocrático de gestão. Outra característica presente nos métodos de avaliação tradicionais. A avaliação 360° não favorece o estilo autocrático, ou seja, autoritário, já que existe a participação de muitos colaboradores e, inclusive, a auto-avaliação.

RESPOSTA LETRA B

Posts recentes

Ver tudo