
Bruno Cavalcante
57. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)
Uma empresa de transportes aéreos decidiu recentemente implantar um sistema de avaliação de desempenho, do tipo 360 graus, junto ao corpo de comissários de bordo. Esse sistema de avaliação:
(A) proporciona maior liberdade e flexibilidade para que cada gerente seja o gestor de seu pessoal. (B) produz informações dos pares para a garantia de ajuste do funcionário às variadas demandas no trabalho. (C) padroniza o desempenho das pessoas em vez de olhar o desempenho individualizado. (D) permite ao grupo negociações e intercâmbios com o superior hierárquico. (E) favorece a adoção de um estilo mais autocrático de gestão.
COMENTÁRIO (Por Pâmella Arruda)
A avaliação de desempenho 360° é feita de modo que todas as pessoas que tenham contato com o avaliado possam dar suas impressões. Assim sendo, tanto os superiores quanto os subordinados e pares podem avaliar. Até mesmo o avaliado participa fazendo uma auto-avaliação. Com o resultado da avalição em mãos, pode-se fazer um planejamento de melhoria individual. A figura a seguir do livro Gestão de Pessoas do Chiavenato ilustra bem:

A qualidade da informação advinda de inúmeras fontes está entre os prós da avaliação 360°. Por outro lado, temos alguns contras como a complexidade para administrar esse tipo de avalição.
Vejamos as opções:
– Proporciona maior liberdade e flexibilidade para que cada gerente seja o gestor de seu pessoal. Essa é uma característica da Avaliação Participativa por Objetivos. Nessa avaliação, o gerente e o subordinado definem conjuntamente qual será o objetivo do colaborador. Há sempre um consenso para definição do objetivo e todo o processo é feito em conjunto com o gerente que está sempre dando retorno sobre como anda o desempenho do funcionário em relação ao objetivo acordado.
– Produz informações dos pares para a garantia de ajuste do funcionário às variadas demandas no trabalho. Essa é a nossa resposta! Como o funcionário recebe o feedback do seu trabalho sobre diversas perspectivas, ele pode se ajustar às variadas demandas. Atenção, essa opção é encontrada com muita semelhança no livro do Chiavenato no seguinte trecho “a avaliação 360° proporciona condições para que o colaborador se adapte e se ajuste às várias e diferentes demandas que recebe do seu contexto de trabalho ou de seus diferentes parceiros”.
– Padroniza o desempenho das pessoas em vez de olhar o desempenho individualizado. Essa característica é geralmente encontrada nos métodos de avaliação tradicionais como o método da escala gráfica onde temos um fator (por exemplo, produção) e graus de avaliação (por exemplo, ótimo, bom, regular, sofrível, fraco).
– Permite ao grupo negociações e intercâmbios com o superior hierárquico. Mais uma característica da Avaliação Participativa por Objetivos. Com os objetivos traçados, chega a hora do colaborador buscar seu sucesso e para isso precisa sempre negociar os recursos necessários com seu gerente.
– Favorece a adoção de um estilo mais autocrático de gestão. Outra característica presente nos métodos de avaliação tradicionais. A avaliação 360° não favorece o estilo autocrático, ou seja, autoritário, já que existe a participação de muitos colaboradores e, inclusive, a auto-avaliação.
RESPOSTA LETRA B