Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

57. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

Um processo industrial é acompanhado por meio da técnica de Controle Estatístico de Processo (CEP). A característica da qualidade medida é distribuída normalmente. Das situações mostradas abaixo, aquela que representa a alternativa adequada em termos de centralização e variabilidade do processo é

Considere: LSC = Limite Superior de Controle; LIC = Limite Inferior de Controle; LSE = Limite Superior de Especificação; LIE = Limite Inferior de Especificação


Vi nos fóruns que foram diversos recursos contra essa questão. Já que Controle Estatístico do Processo está relacionado a qualidade e não se encotrava no Edital. Eu não vi nenhuma resposta, até fiquei bastante curioso, se alguém obteve alguma resposta, favor mande-nos (admcomentada@gmail.com) ou coloque nos comentários. Agradeceremos.

De fato, o assunto controle estatístico pode ser encontrado em livros de estatística, portanto dentro do edital. Afinal estamos falando de amostra e margem de erro, o problema é que aliado ao processo produtivo se torna ferramenta da qualidade, porém não deixa de ser uma ferramenta estatística. O Controle Estatístico de Processo (CEP) é um método preventivo  que visa a comparação contínua dos resultados de um processo com os padrões pré-definidos. Com essa comparação é possível identificar as tendências para variações significativas e estipular limites para essas variações. O objetivo do CEP é reduzir a variabilidade do processo.

Vamos supor que eu tenha uma fábrica de colocar leite em pó em latas. Logicamente, por mais tecnológica que a máquina seja, eu tenho que verificar se ela sempre está colocando 350g (por exemplo). Mas eu vou estipular limites, especifcações de erro. Se eu especificar 10%, quer dizer que eu aceitarei que a lata tenha de 315g a 385g. Mas o meu pessoal de controle tem que estipular limites para ele verificar a máquina. Por exemplo: Se a máquina começar a reduzir gradativamente o peso por lata, eles só vão verificar quando chegar no limite da especificação? Não. Eles tem que estipular limites de controle que seja antes de chegar ao limite da especificação. Assim, chegando ao limite de controle, já se fará uma checagem na máquina, evitando que ela chegue ao limite de especificação ou caia dele. O mesmo acontece se a máquina começar a aumentar o peso por lata, o pessoal do controle tem que chegar lá antes dela aumentar demais o peso e passe do limite a especificação. Sendo assim, temos que ter:

Limite Inferior de Controle > Limite Inferior de Especificação Limite Superior de Controle < Limite Superior de Espicificação.

Galera, mas aqui comigo, na lógica. Você nunca viu essa ferramenta na sua vida, mas sabe o que são limites, não sabe? Tudo tem que estar dentro de um limite. Então esses limites serão as barreiras superiores e inferiores e minha produção terá que estar dentro desse limite. Se estiver fora, não será aceita. Essa é pura e simplemente uma dedução lógica. Minha produção tem que estar dentro dos limites. Meu controle não pode ultrapassar os limites especificados.

Se está na estatística ou na gestão da qualidade é realmente bastante discutível e adoraria ver a posição da CESGRANRIO, mas o fato é que a questão não foi anulada.

RESPOSTA LETRA C

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

Posts recentes

Ver tudo