Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

57. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

O trabalho em equipe é considerado fundamental para sistemas de trabalho de alto desempenho, já que delega poder e concede maior controle ao empregado. PORQUE Reconhece a importância das necessidades sociais de cada empregado individualmente e requer pouca orientação técnica por, necessariamente, envolver a divisão de tarefas que devem ser simples, seguras e controláveis.

A esse respeito, conclui-se que (A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. (C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. (D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. (E) as duas afirmações são falsas.

COMENTÁRIO

Já foi bastante falado de equipes nos links abaixo:

http://admcomentada.com.br/petro2011/24-cesgranrio-%E2%80%93-petrobras-%E2%80%93-administrador2011/

48. (CESGRANRIO – PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEIS – ADMINISTRADOR/2010)

E inclusive nesse último link, o colega Fabiano deu a dica da contradição da banca. Nessa questão da Petrobras Biocombustíveis a Cesgranrio considerou errada que equipes delegam trabalho. Já na questão que estamos comentando aqui a afirmação foi considerada correta pela banca. Vamos analisar a segunda afirmação, depois voltamos para a questão da delegação.

A segunda afirmação nos diz que reconhece a importância de cada membro individualmente, o que já começa errado. Não existe individualismo nas equipes de trabalho, tudo é para todos, o resultado é responsabilidade de todos, todos levam o mérito ou demérito desse resultado. Depois nos diz que para uma equipe as atividades tem que ser simples, controláveis e seguras. Ele quis confundir na sua cabeça com a parte de divisão de trabalho, de uma linha de montagem, por exemplo, onde o trabalho é dividido em partes pequenas, simples e mecanizadas, onde cada pessoa faz um pedacinho sempre. Esse não é o conceito de equipe, a equipe de trabalho vai se ajustando para cada um fazer um pouco, dentro de suas habilidades, mas sempre em equipe, tudo é sempre no coletivo.

Sabendo que a segunda afirmação é falsa, vamos a primeira.

A grande dúvida nessa questão é quanto a delegação, que falei acima. Pois bem, pesquisando bem achei uma divergência em alguns autores e acho que essa “bifurcação” de visões foi onde a banca quis nos pegar, nas duas questões. Alguns autores diferenciam delegação de trabalho da delegação de poder. É como se delegar trabalho fosse algo mais ligado aos grupos, o chefe delega simplesmente aquela tarefa por não ter tempo, ou por achá-la entediante e não querer fazê-la. Você delegou o simples ato de fazer aquilo, mas quem continua sendo responsável pelo resultado daquela tarefa é o chefe. É como se o chefe do setor de atendimento ao cliente tivesse que responder uma carta, ele não quer fazer aquilo por achar chato e ele tem uma reunião. Ele pede a um subordinado que o faça, porém ele irá revisar toda a carta antes, pois ele assinará aquilo frente ao cliente e tudo que contiver ali será vista como a palavra da empresa. A tarefa de escrever a carta foi delegada, porém o poder e a responsabilidade ficaram com o chefe.

Diferente de no mesmo caso, mas olhando por um lado de equipe de atendimento ao cliente. Começam a chegar as cartas e aquele que tem maior destreza mas palavras escritas, se faz entender melhor escrevendo pega para si a responsabilidade e o poder de responder as cartas, o que tem melhor facilidade na fala vai puxando para si a responsabilidade dos telefonemas. Assim, o que ficou responsável pela parte escrita não simplesmente escreverá e passará para um superior, ele será responsável por tudo que ali está escrito, assim como ele terá o poder de escrever o que quiser.

Ou seja, em equipes de trabalho não há delegação de tarefas e sim de poder e responsabilidades segundo a Cesgranrio. Isso explica ela ter considerado a questão da Petrobras Biocombustíveis errada e essa correta.

RESPOSTA LETRA C

Posts recentes

Ver tudo