
Bruno Cavalcante
56. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)
O gerente de planejamento de uma empresa cujas operações se iniciarão em alguns meses está realizando o start-up da planta industrial. A empresa entrará no mercado com um mix bastante variado de cerca de 32 produtos, envolvendo 3 grandes famílias de produtos. Para um planejamento adequado nos níveis estratégico, tácito e operacional, o gerente listou as etapas de planejamento e algumas ações, à luz das melhores práticas de PCP.EtapasI – Planejamento Agregado II – Planejamento Mestre de Produção III – Planejamento das Necessidades de MateriaisAções P – Agrupar os produtos por famílias, de acordo com o perfil de uso de recursos e equipamentos de produção. Q – Selecionar recursos críticos de produção (gargalos). R – Elaborar a lista de materiais de cada produto. S – Projetar estoques de produtos acabados. T – Projetar estoques de matérias-primas e componentes.
A associação correta entre etapas e ações é:IIIIII(A)P,QRS,T(B)PQ,SR,T(C)Q,RSP,T(D)R,TPQ,S(E)ST,RP,Q
COMENTÁRIO
Questão de Gestão da Produção. Sempre carta certa na manga da CESGRANRIO também.
Essa questão foi comentada na íntegra pelo Wisley Humberto Cruz. Novamente salvando a pátria.
Planejamento Agregado O planejamento agregado é um planejamento macro (de 6 a 12 meses), que tenta conciliar as necessidades com os recursos existentes (equipamentos, mão-de-obra) para atender os planos de venda da empresa.
O plano agregado de produção diz respeito ao estabelecimento das taxas de produção por grupo de produto em cada mês abrangendo pelo menos um semestre.
Planejamento mestre de produção Do planejamento agregado elabora-se o planejamento mestre da produção que é um detalhamento do planejamento agregado definindo-se de forma mais precisa, o que (quais produtos) e quando produzir (diariamente, semanalmente). Quando o planejamento mestre de produção (MPS) diz o que e quando produzir ele verificou em uma etapa anterior os gargalos de produção e define para uma etapa posterior o estoque final de produtos acabados.
Planejamento das necessidades de materiais A lista de matérias-primas e componentes especifica tanto as quantidades de matérias-primas através da lista-mestra (2 litros de óleo, 1 litro de fluido de freio) quanto as quantidades de peças através da lista de materiais (1 filtro de ar, 4 pastilhas de freio).
Quando se realiza o MRP (planejamento das necessidades de materiais) o sistema compara as quantidades necessárias com as quantidades em estoque ou em pedido e emite ordens de compra para o que está faltando.
Assim, nesta fase deve se elaborar a lista de materiais e projetar o estoque de componentes
RESPOSTA LETRA B
#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração