Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

56. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

O trabalho em equipe é um elemento fundamental às práticas das organizações da indústria de petróleo, principalmente, devido à natureza das atividades e à diversidade de problemas que seus colaboradores enfrentam. Relacione o tipo de equipe à natureza da responsabilidade envolvida.Tipo de Equipe I – Equipe Interfuncional II – Equipe de Processo III – Equipe AutodirigidaNatureza da responsabilidade em relação ao problema P – Responsável por um ciclo de trabalho, ininterruptamente, que resulta em entrega para os clientes. Q – Responsável pelos resultados e procedimentos utilizados, de formação constante e sem supervisão. R – Responsável por tratar, periodicamente, de questões que envolvam conhecimentos diversos. S – Responsável por desenvolver ações definidas em função da hierarquia e estrutura da organização.

Estão corretas as associações (A) I -R, II – P, III – Q (B) I -P, II – S, III – R (C) I -Q, II – R, III – P (D) I -S, II – Q, III – P (E) I -Q, II – P, III – S

COMENTÁRIO

A Pâmella explicou bem os tipos de equipe aqui. Mas vou tentar usar outras palavras para adequar a essa questão.

Vou fala dos três tipos de equipes da questão

– Equipe Funcional: É a equipe  que entrega os produtos aos clientes, formada pelo chefe e seus subordinados. Fazem parte do processo de fabricação/prestação de serviço da empresa, também chamadas de equipes de processo.

– Equipe Autogerenciável (autodirigidas): O nome vem da ausência de hierarquia, as decisões são tomadas por todos e a vontade de nenhum fica acima da vontade da equipe. Formada por colaboradores altamente capacitados. Podem oferecer serviços internos (resultado, melhoria nos processos e procedimentos, por exemplo) ou externos (uma variação específica de um produto).

– Equipe Interfuncional (funcional cruzada): Combina diversas pessoas de setores diferentes para unir habilidades e experiências diversas e sobre todos os setores da empresa, os integrantes podem ser temporários ou permanentes, dependendo do que se precise.

A equipe força-tarefa e a de melhoria de processos (citada na autogerenciável) são subdivisões, segundo alguns autores, mas estão explicadas no link que coloquei acima.

Vendo a questão agora fica fácil:

O item P fala que é a responsável pelo ciclo de trabalho, pela entrega do produto ao cliente essa é a funcional ou de processo. P – II

O item Q fala responsável pelos resultados e procedimentos, são as preocupações internar das autogerenciáveis, além de ainda cita o “sem supervisão”. Q – III

O item R fala de questões que envolvam conhecimentos diversos, para isso temos que ter pessoas de todas as partes da empresa, interfuncionais. R – I

Já matamos a questão, mas a S também estaria se referindo a uma equipe de processos.

RESPOSTA LETRA A

Posts recentes

Ver tudo