Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

55. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

Gerenciar a diversidade no ambiente de trabalho implica maximizar suas vantagens e minimizar possíveis barreiras. Há um conjunto de atividades voluntárias e compulsórias que podem ser conduzidas na organização. Dentre as ações compulsórias, visando à diversidade, destaca-se a de

(A) oferecer aos funcionários treinamento e instrução. (B) mudar sistemas culturais visando à redução de conflitos. (C) pesquisar as políticas e práticas de retenção e demissão. (D) garantir igualdade de salários e de critérios de seleção. (E) estabelecer programas e metas visando à diversidade.

COMENTÁRIO

Gerenciar a diversidade é sempre algo complicado, enfim, o próprio nome já diz, algo diversificado é algo diferente, algo que não tem um padrão definido. A questão já é bem clara no enunciado em dizer que se tem que maximizar vantagens de termos essas diferenças e diminuir as barreiras, as desvantagens!

As principais barreiras que a diversidade promove são: A “guerra” dos sexos, ou seja, aquela “blablabla” que sempre vemos de quem é melhor, homem ou mulher. E isso gera imensos desconfortos dentro de uma empresa, a “rádio corredor” de uma empresa grande é cheio de boatos que “fulana só foi promovida por que é mulher”, “o chefe tal não confia nas mulheres e prefere promover homens” e isso é uma barreira que deve ser enfrentada pela empresa para que ninguém se sinta injustiçado e, assim, gere uma desmotivação. A outra barreira é a do preconceito (racial, religioso ou qualquer outro) que ainda é visto em noticiários, apesar de não ser tão falado nas bibliografias de administração. Essas são as duas mais famosa e foram usadas aqui simplesmente para exemplificar o que pode ser a diversidade em uma empresa.

Pois bem, o próprio governos, por força de lei, exige que essa diversidade seja tratada igual, para não haver diferenças no tratamento, sim só nas ideias. Essas exigidas por força de lei são as medidas compulsórias. As medidas que a empresa faz por conta própria para diminuir essas barreiras da diversidade são as voluntárias. É bom lembrar aqui que o que se quer é diminuir as barreiras e não a diversidade em si, pois diversificação é ótimo para qualquer empresa o que não se pode é tratar diferente as pessoas.

Se olharmos para as medidas dos itens, veremos que somente o item D é por força de lei, é compulsório, o resto é opcional para a empresa. Agora, pegando o exemplo do concurso público, não importa seu sexo, cor, opção sexual, deficiente, para quem passar, o salário será o mesmo e a prova (critério de seleção) o mesmo. Qualquer empresa tem que garantir isso e a lei pune quem não respeita, quem dar melhor salário a uma mulher do que um homem exercendo o mesmo cargo e assim vai.

RESPOSTA LETRA D

Posts recentes

Ver tudo