Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

54. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)

Os executivos de uma rede de agências de turismo “X” ao utilizarem a análise SWOT no processo de planejamento estratégico se equivocaram ao considerar que os ataques terroristas ocorridos no exterior, naquele ano, representariam uma ameaça ao negócio.

 PORQUE

 Os clientes da rede de agências de turismo “X”, no ano em que ocorreram os ataques terroristas, passaram a optar por pacotes turísticos nacionais, em detrimento dos internacionais, gerando um crescimento de 50% nas operações e 30% na margem de lucro, dados os custos inferiores nas operações nacionais.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. (C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. (D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. (E) as duas afirmações são falsas.


COMENTÁRIO (Por Pâmella Arruda)

Antes de analisar as afirmações vamos relembrar análise swot que é citada na primeira afirmação:

A análise SWOT verifica os ambientes internos e externos da empresa em busca de usar suas forças para aproveitar as oportunidades ou mitigar as ameaças e corrigir as fraquezas que podem prejudicar a empresa. O termo SWOT vem do inglês (strengths, weaknesses, opportunities, threats) e pode ser chamado de FOFA em português (forças, oportunidades, fraquezas, ameaças). A matriz a seguir resume bem a estratégia:PositivoNegativoAmbiente InternoFORÇASFRAQUEZASAmbiente ExternoOPORTUNIDADESAMEAÇAS

Nesse tipo de questão, o recomendado é que analisemos a segunda afirmação e depois a primeira.

A segunda afirmação não tem como ser analisada do ponto de vista teórico visto que é uma afirmação sobre uma situação hipotética. O que podemos extrair como verdadeiro nessa questão é que geralmente os custos de operações nacionais são inferiores e, com um custo menor, a margem de lucro aumenta, sendo possível oferecer preços mais atrativos ao cliente, o que pode gerar um crescimento nas operações. Afirmação verdadeira.

Os ataques terroristas são fatores externos que independem da ação da empresa, então serão ou ameaça ou oportunidade. Com base no contexto da segunda afirmação, vemos que os ataques proporcionaram mudança na procura dos clientes por um produto com maior margem de lucro para empresa, um fato positivo, ou seja, uma oportunidade que a empresa aproveitou por ter disponível opções de turismo nacional. Nessa afirmação, se não levarmos em consideração o contexto da segunda afirmação, podemos acabar considerando os ataques como uma ameaça e assim cair em uma pegadinha. É importante observar que um fator por pior que seja (ataques terroristas) não é necessariamente uma ameaça, portanto os executivos se equivocaram. Afirmação verdadeira.

Vemos claramente que a segunda afirmação justifica a primeira e dá o contexto necessário para que ela seja verdadeira.

RESPOSTA LETRA A

Posts recentes

Ver tudo