Buscar
  • Bruno Cavalcante

50. (CESGRANRIO – PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEIS – ADMINISTRADOR/2010)

O comitê de planejamento estratégico se reuniu para escolher as ferramentas de previsão de condições futuras do ambiente externo. Dentre as ferramentas a seguir, a que NÃO deve ser utilizada é a(o)

(A) análise de séries temporais. (B) previsão por julgamento. (C) construção de cenários. (D) Técnica Delphi. (E) Método Kaizen.

“Prever” o futuro é algo quase imprescindível para um bom planejamento. Obviamente, é impossível prever o futuro de modo certo e preciso, mas existem técnicas que ajudam a projetar um futuro e, muitas vezes, chegar bem perto do que realmente irá acontecer. Irei comentando item a item, pois assim fica mais tranquilo.

a) Análise de séries temporais – Provavelmente é a técnica mais utilizada pelos administradores. Projetar o futuro olhando acontecimentos passados é bastante utilizado. Envolve estatística e um bom banco de dados. O administrador estuda o comportamento de determinada variável nos últimos anos e, através de métodos estatísticos, estudando o crescimento dessa variável, projeta para o próximo período.

b) Previsão por julgamento – Quando uma empresa parte do pressuposto que outras empresas tem informações de mais qualidade e mais precisas que a sua, projeta suas metas e ações tomando como base o planejamento dessa outra empresa, muitas vezes empresas fornecedoras, clientes entre outros. Se chama por julgamento pelo fato da empresa projetar em cima do julgamento de futuro da outra.

c) Construção de cenários: Tem como base uma única e simples questão: o que aconteceria se…? Com isso a empresa pode preparar planos contingenciais, estando preparada para qualquer situação adversa. É o mais completo e mais complexo, pois envolve diversas variáveis e, para cada uma delas, tem que se projetar o que acontece em cada um dos cenários previstos.

d) Técnica Delphi – Quando especialistas são consultados sobre uma tendência a ocorrer. Se faz um questionário com as principais a serem discutidas, entrega para os especialistas darem suas opiniões baseadas em seus conhecimentos, tabula-se os questionários. Os questionários com respostas são enviados para outros especialistas para eles dizerem se concordam ou não e justificar e esses dados são tabulados novamente. E assim segue até conseguir uma resposta consistente.

e) Método Kaizen – Essa é nossa resposta. Kaizen não tem a ver com projetar o futuro, Kaizen significa “Melhorar Sempre”. Isso na verdade exprime uma filosofia de trabalho, uma busca por uma melhora contínua na empresa, em qualquer área que seja. Kaizen = “Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje.”

RESPOSTA LETRA E E assim acabamos a prova da Petrobras Biocombustíveis.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O desenvolvimento de carreiras de funcionários deixou de ser exclusiva responsabilidade das empresas, já que os próprios trabalhadores assumem parte desta responsabilidade. A essência de um programa d

A teoria dos dois fatores de Herzberg apresenta duas abordagens para a motivação: a dos fatores motivacionais, que se baseia em necessidades subjetivas de caráter intrínseco, e a dos fatores higiênico

A disciplina progressiva é a forma mais utilizada de procedimento disciplinar, aplicado pelo gerente, que dá ao colaborador a oportunidade para corrigir seu comportamento. As infrações podem ser catal