Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

50.(CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2012)

Uma pesquisa de mercado recente mostrou que o mercado de consumidores de combustíveis é dividido em três segmentos: esportistas, que apreciam estilo de vida audacioso e consomem combustível Premium; familiares, que estão ligados a valores familiares e consomem combustível aditivado; e ecológicos, que procuram viver com qualidade de vida e consomem combustível comum. Sendo assim, verifica-se que a pesquisa de mercado realizada está baseada em variáveis de segmentação

(A) situacionais (B) geográficas (C) demográficas (D) psicográficas (E) comportamentais


COMENTÁRIO

Para que se tenha ideia de como a Cesgranrio e a Petrobras gostam desse assunto, vou colocar três questões abaixo sobre o mesmo assunto, basta clicar nas setinhas para ler cada questão. Uma foi comentada por mim, as outras duas por colegas que já colaboraram com o site. Não deixem de estudar, é um assunto muito corriqueiro na prova.

[learn_more caption=”41. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)”] Depois de realizar uma pesquisa de mercado, o diretor de marketing de uma rede de postos de combustíveis percebeu que deveria atuar mais fortemente junto aos consumidores que abastecem semanalmente seus carros. A segmentação realizada pela empresa foi feita com base

(A) no comportamento de compra. (B) em pensamentos e sentimentos. (C) em dados demográficos. (D) em análise psicográfica. (E) em fontes geográficas.

COMENTÁRIO

Segmentação de mercado é bastante falado em provas e facilmente encontrado nos livros de Administração de Marketing. Para essa questão usarei o “Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing”, de Philip Kotler e Kevin Lane Keller. Veremos o que ele fala de segmentação de mercado.

Um segmento de mercado consiste em um grande grupo de consumidores que possuem as mesmas preferências. Pode-se distinguir pessoas que querem carro como, simplesmente, um transporte de pessoas que querem alto desempenho, luxo e segurança. Deve-se tomar cuidado para diferenciar Segmento de Setor. Uma empresa automobilística pode dizer que vai focar em compradores jovens de classe média. O problema é que compradores jovens de classe média diferem em suas preferências sobre carros. Alguns querem populares, outros de luxo. Compradores jovens de classe média é um setor, não um segmento.

O profissional do marketing não cria segmento para empresa, na verdade ele identifica o que a empresa pretende e concentrará esforços neles. Pois vamos aos tipos de segmentação:

Segmentação geográfica: É o marketing regional. As variáveis sempre serão ligadas à geografia do lugar, não só à localização no globo, mas também ao porte da cidade ou região, densidade e área.

Segmentação demográfica: Já demos uma idéia lá na questão 25, mas é quando se divide em grupos de variáveis básicas como idade, tamanho da família, ciclo de vida da família, sexo, renda, ocupação, grau de instrução, religião, raça, geração e classe social.

Segmentação Psicográfica: É a divisão em diferentes grupos com base no estilo de vida, na personalidade e nos valores. Pessoas de um mesmo ambiente demográfico podem ter perfis psicográficos diferentes.

Segmentação comportamental: As variáveis para divisão desse grupo são seus conhecimentos, atitude, uso e resposta em relação ao produto.

Na questão, o segmento que se quer atuar mais fortemente é o de pessoas que abastecem semanalmente. Não importante de onde eles vêm (não sei se ainda tem acento na nova gramática, me desculpem), idade sexo, se é saudável ou atleta. Nada disso, a única coisa que interessa é o hábito, o comportamento padrão de abastecer 1 vez na semana. Segmentação comportamental, ou baseada no comportamento de compra.

RESPOSTA LETRA A[/learn_more]

[learn_more caption=”31. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2010)”] Uma empresa distribuidora de combustíveis realizou uma pesquisa de mercado e constatou que os consumidores individuais de combustíveis poderiam ser divididos em dois grupos: os consumidores que buscam qualidade dos serviços e aqueles que buscam economia (preços baixos). Como consequência dessa pesquisa, a rede de postos de abastecimento foi dividida em duas: Postos VIP, com atendimento diferenciado, combustíveis especiais e lojas de conveniências; e Rede Popular, com auto-atendimento nas bombas de combustíveis e sem nenhum outro produto à venda. Classifica-se a decisão de segmentação da distribuidora como

(A) geográfica, com base na região. (B) demográfica, com base na classe social. (C) psicográfica, com base no estilo de vida. (D) comportamental, com base nos benefícios. (E) operacional, com base nos recursos dos clientes.

COMENTÁRIO (Por Silvia Meszaros)

Caros colegas de batalha,

Estamos diante do assunto segmentação do mercado. Pra gravar, lembre-se que há quatro tipos de segmentação: três gráficas e uma comportamental. As gráficas são geográfica, demográfica e psicográfica.

Sendo assim, antes mesmo de entendermos os conceitos, já eliminaríamos a opção E – Operacional.

Vamos à explicação pela mais fácil… A segmentação geográfica consiste na divisão do mercado por unidades territoriais, como: país, estado, cidade, região, bairro, zona, etc.

Esta é uma forma muito comum do departamento de vendas atuar. As grandes empresas que têm forças de vendas, normalmente, distribuem regiões específicas a cada um dos seus vendedores.

A segmentação demográfica envolve dividir o mercado com base em características da população de acordo com variáveis como: idade, renda, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, ocupação, etnia, ciclo de vida da família, classe social, etc.

A segmentação psicográfica diz respeito ao comportamento, estilo de vida e personalidade do consumidor: extrovertido, conservador, aventureito, impulsivo, tímido, rude, etc.

Cabe ressaltar que CLASSE SOCIAL está presente na segmentação demográfica e na psicográfica. Na prova, a Cesgranrio nos fará a gentileza de informar mais características da segmentação no exercício a fim de restringir a uma única resposta.

Por fim, temos a segmentação comportamental que permite classificar os consumidores de acordo com o comportamento do consumidor perante o produto: ocasião de uso, benefícios procurados, utilização e atitudes.

Dica! Algumass vezes, tinha dúvida entre a classificação por psicografia e por comportamento. Pra distinguir entre as duas, criei um mecanismo do seguinte: a psicográfica é intrínsica ao ser (“eu sou”), enquanto que a comportamental sugere um estado (“eu estou”).

De volta ao exercício,os consumidores foram divididos em dois grupos: os consumidores que buscam qualidade dos serviços e aqueles que buscam economia.

Analisamos que a segmentação realizada foi a comportamental, uma vez que é uma opção do sujeito  perante o produto ofertado e nâo uma característica individual da personalidade do mesmo.

RESPOSTA LETRA D[/learn_more]

[learn_more caption=”47. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)”] Depois de analisar o mercado brasileiro de combustíveis, uma distribuidora de atuação nacional, percebeu que poderia atuar de forma mais lucrativa se concentrasse suas atividades em cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes. A diretoria, então, realizou um levantamento dessas cidades e traçou suas metas operacionais. Considerando essa característica, a decisão de segmentação dessa empresa é classificada como

(A) Econômica (B) Geográfica (C) Psicográfica (D) Demográfica (E) Comportamental

COMENTÁRIO (Por Pâmella Arruda)

Essa é uma questão tradicional de segmentação de mercados. A segmentação é usada para dividir os clientes em grupos homogêneos facilitando o foco das estratégias. Vejamos os tipos de segmentação existentes:

– Geográfica: divisão do mercado em partes geográficas como países, cidades, regiões ou de acordo com critérios como densidade demográfica (sim, apesar de ter esse “demográfica” no nome, densidade demográfica é geográfica. Pegadinha presente em diversas provas de administrador já).

– Demográfica: divisão dos grupos de acordo com características como idade, sexo, ocupação, escolaridade, religião, tamanho da família, entre outros.

– Psicográfica: o mercado é segmentado de acordo com o estilo de vida, a personalidade e os valores dos clientes.

– Comportamental: nessa segmentação o critério é o comportamento das pessoas em relação ao produto. Há 4 subdiviões para esse critério: • Ocasião de compra: de acordo com a ocasião de compra, o comportamento será diferente. Por exemplo, os critérios levados em consideração para fazer reserva em um restaurante serão distintos de acordo com a ocasião, jantar de negócios ou jantar para um pedido de casamento. • Benefícios procurados: as pessoas podem ter motivações diferentes ao comprar um mesmo produto e podem ser segmentadas de acordo com essa motivação. Assim sendo, ao comprar um carro, uns buscam performance e outros design. • Índice de Utilização: os clientes são divididos de acordo com a frequência ou volume de utilização do produto. Há quem compre livros todo mês e há clientes que só compram no período de volta às aulas. • Status do usuário/atitude: existem os clientes potenciais, os iniciantes, os regulares, os não-clientes e assim por diante.

Na nossa questão a empresa segmentou o mercado em cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes. Ela fez uma segmentação geográfica, já que levou em consideração o tamanho da população. Poderia se dizer também que ele levou em consideração o tamanho da cidade e, por tabela a densidade demográfica, mas essa é uma discussão que não cabe na questão, pois qualquer que seja o pensamento, cairá na mesma resposta.

RESPOSTA LETRA B O comentário dessa questão foi feito pela colega Pâmella. Que nos ajudará constantemente agora, dividindo os comentários.

No FACEBOOK.


Depois de lidas as três explicações fica fácil, não é?

Esportista, familiar e ecológico são separações de acordo com o estilo de vida de cada consumidor. Estilo de vida é segmentação psicográfica.

RESPOSTA LETRA D

Posts recentes

Ver tudo