Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

49.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

A empresa estava pronta para lançar seu novo lubrificante e precisava fazer um teste de mercado com resultados rápidos. Dessa forma, ofereceu gratuitamente seu produto a determinados consumidores e, no intervalo de dez dias, ofereceu-lhes o mesmo produto a um preço menor que o normal. Essa oferta se repetiu por mais três vezes para que os gerentes observassem as escolhas e os níveis de satisfação dos clientes. Esse método de teste de produtos de consumo no mercado é classificado como pesquisa de

(A) adotantes imediatos (B) estágios de mercados (C) mercado-teste simulado (D) mercado-teste controlado (E) onda de vendas


COMENTÁRIO

Essa questão está bem respondia pelo nosso amigo de todos os dias de estudos, o Kotler.

Teste de mercado de produtos de consumo é uma busca da empresa em estimar, em tornar mais tangível quatro variáveis básicas que influenciarão bastante na decisão de venda: experimentação, primeira repetição, adoção e frequência de compra. Existem alguns métodos para fazer esse teste e tomar uma boa decisão.

ONDA DE VENDAS: A descrição dessa pesquisa é exatamente o que a questão nos dá em seu enunciado. Oferece-se o produto gratuitamente a determinados consumidores. Depois, oferece-se o mesmo produto ou um concorrente a o preço mais baixo do que o normal. Essa oferta pode ser repetida, fazendo a onda de vendas. Nessa onda a empresa observa quantos consumidores escolheram novamente seu produto e o nível de satisfação deles. Essa pesquisa pode incluir algumas alterações nos conceitos de propagandas, sempre visando medir a reação dos consumidores.

MERCADO-TESTE SIMULADO: Funciona como um experimento científico, com um pequeno passo a passo: – Seleciona um grupo de 30 ou 40 consumidores qualificados – Pergunta-se sobre a familiaridade ou pré-conhecimento da marca e suas preferências em determinadas categorias de produtos. – Esse grupo é convidado a assistir às propagandas da marca (conhecidos e novos) ou vendo anúncios impressos. Um dos anúncios fará propaganda de um novo produtos, mas sem nenhum destaque para ele, apenas como se ele fosse mais um. – Grupo vai para uma loja, com uma quantia em dinheiro onde podem comprar quaisquer produtos. Nesse estágio, a empresa consegue, pelo número de pessoas que compraram seus produtos ou dos concorrentes, ter uma noção da eficácia de suas propagandas. – Cada consumidor explica os motivos e suas escolhas, tenham eles escolhidos os produtos da marca ou concorrentes, os que escolheram da concorrência recebem uma amostra grátis da nova marca. – Após algumas semanas, todos recebem uma ligação entrevistando sobre uso, satisfação e intenção de recompra. É oferecida uma nova oportunidade para comprar. Esse método é razoavelmente preciso para indicar a eficácia da propaganda e as taxas de experimentação em um prazo mais curto e sem custos muito altos.

MERCADO-TESTE CONTROLADO: Enquanto no “mercado-teste simulado” a empresa “cria” um mercado para testar, no controlado uma empresa de teste gerencia algumas lojas para o produto ser exposto, mediante determinada taxa. Tudo é controlado, posição geográfica das lojas, locais de exposição em vitrines e/ou prateleiras, displays e promoções no ponto de venda e os preços. Nesse método fica mais fácil a empresa testar a eficácia de suas promoções nos pontos de venda e avaliar fatores específicos de uma loja. A parte ruim é que as características do novo produto ficam ao alcance dos concorrentes.

Dito isso, a questão é obviamente onda de vendas.

RESPOSTA LETRA E

Posts recentes

Ver tudo