Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

49. (CESGRANRIO – PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEIS – ADMINISTRADOR/2010)

Um gerente estabeleceu uma meta para a linha de montagem, visando a aumentar a motivação para o trabalho. Ele propôs a redução dos custos médios e informou que o alcance seria avaliado ao final do ano, para a concessão de premiações.

Considerando-se a teoria do estabelecimento de metas, o critério que foi contemplado, no caso, foi o de

(A) priorização, por tratar-se da única meta estabelecida para a equipe. (B) especificidade, pois as metas estabelecidas eram claras e concretas. (C) feedback, uma vez que o desempenho parcial seria acompanhado. (D) dificuldade, já que a probabilidade de alcance seria avaliada. (E) aceitação, pois o desafio foi pactuado com a equipe.


Estava fazendo o resumo da matéria para essa questão, quando achei bem resumido aqui: http://gestaorh.wordpress.com/2007/11/

TEORIA DO ESTABELECIMENTO DE METAS: As pessoas são motivadas pelas metas estabelecidas:

– Metas bem definidas são mais estimulantes do que genéricas (tipo: “faça o que puder!” ou “dê o melhor de si!”);

– Desde que haja capacidade e aceitação, quanto mais ambiciosa a meta, maior o desempenho;

– Desde que haja aceitação, metas estabelecidas por outros (por ex., um chefe) são tão motivadoras quanto metas estabelecidas pela própria pessoa;

– Participação no estabelecimento das metas contribui para sua aceitação. A participação supera resistências. As pessoas se comprometem quando participam das decisões quanto às metas.

– As pessoas têm desempenho melhor quando recebem feedbackFeedback gerado por elas mesmas tem mais efeito que feedback recebido de outros. O desempenho é melhor quando as pessoas têm condições de avaliar por si mesmas os resultados de seu trabalho.

Compromisso com a meta: A pessoa comprometida não reduz nem abandona a meta estabelecida.

As pessoas acreditam que são capazes de realizar a tarefa. Enfrentam desafios em situações difíceis, sem abandonar ou reduzir a meta. Conseguem responder adequadamente a realimentação (feedback) negativa (críticas).

Efeito da cultura: Funciona bem em culturas onde subordinados são mais independentes, buscam desafios e consideram desempenho importante (EUA, Canadá). Algumas culturas (Portugal, Chile) não apresentam essas características.

– QUESTÃO Essa questão dava para ser feita até mesmo sem saber da teoria. Afinal, o enunciado fala apenas que o Estabeleceu uma meta: reduzir os custos médios; e que iria verificar no fim do ano. Analisando as alternativas.

(B) especificidade, pois as metas estabelecidas eram claras e concretas. – Impossível. Não havia nada claro, não se sabia quantos % deveria ser reduzido. (C) feedback, uma vez que o desempenho parcial seria acompanhado. – A questão não fala de acompanhamento parcial, somente o resultado no fim do ano. (D) dificuldade, já que a probabilidade de alcance seria avaliada. – O gerente não avaliou (pelo menos não fala na questão) a possibilidade de diminuir, ele quis que diminuísse e pronto. (E) aceitação, pois o desafio foi pactuado com a equipe. – A meta foi estabelecida pelo gerente, independente da opinião da equipe.

RESPOSTA LETRA A


Posts recentes

Ver tudo