Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

48.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

Analistas apontam o rápido crescimento das vendas de óleo no país e a maior concorrência nesse setor. Os custos das empresas para obterem clientes são médios, e os lucros  são  crescentes,  de  forma  que  é  possível  afirmar que o ciclo de vida desse produto se encontra no estágio de crescimento. Nesse momento, os gerentes de marketing devem adotar como estratégia preços

(A) elevados (B) reduzidos (C) de penetração (D) de desnatamento (E) equivalentes aos da concorrência


COMENTÁRIO

A definição de estratégia de preço varia bastante de empresa para empresa. Isso é um quesito no markentig mix que realmente tem muita interferência externa (concorrência, fornecedores e compradores) quanto interno (custos de produção, estilo gerencial).

Preços elevados ou reduzidos fazem uma conexão maior com a percepção do cliente do que com uma estratégia da empresa. Essa é uma impressão quando se faz a comparação VALOR PERCEBIDO x PREÇO DO PRODUTO.

Estratégia de penetração o nome já fala um bocado. Quando uma empresa quer entrar no mercado com seu produto, que ter uma entrada e ir ganhando espaço, penetrando nesse mercado.  Quando um produto novo entra em um mercado tem que ter algum atrativo para que os consumidores mudem, para que eles experimentem esse novo produto. A estratégia de penetração busca isso, tornar esse produto conhecido para depois que se tornar conhecido tornar os preços mais elevados. Essa estratégia, dependendo do porte da empresa, aceita até prejuízos por algum tempo.

A estratégia de desnatamento (ou skimming) empresa busca a “nata” dos consumidores. Eleva os preços buscando atingir principalmente os consumidores ávidos por inovação. Usados bastante para produtos que tenham demanda bem maior que a oferta. É o caso do PS4 agora (contando que estou comentando esta questão em novembro de 2013), o que acontece sempre com os IPhones, enfim, a empresa eleva o preço, pois se fosse o preço popular acabaria “desvalorizando” seu produto. Com isso elas conseguem um retorno de imagem e financeiro muito elevados.

No caso da questão, o mercado está em crescimento e ele fala que o produto está em crescimento, ou seja, já passou da fase de introdução e já está conhecido, porém os investimentos devem continuar para que ele dê todo o seu potencial e não caia precocemente. Para entrar nesse mercado, com tanto crescimento e tanta concorrência o preço deve ser atrativo, para que o cliente venha a experimentar e consolidar seu produto. Por isso:

RESPOSTA LETRA C

Posts recentes

Ver tudo