Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

48. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)

Um consultor foi contratado para realizar um levantamento a respeito da preferência dos moradores de uma cidade por combustíveis. Como não poderia entrevistar todos os consumidores de combustíveis da região, optou por entrar em contato apenas com membros de um grupo de discussão chamado “Loucos por Motor”. Além de conhecerem profundamente mecânica e dedicarem grande parte do tempo à manutenção e ao aprimoramento de seus carros, esse grupo era conhecido na cidade, acompanhava as preferências dos demais consumidores e tinha bom contato com donos de postos de gasolina, onde costumavam realizar suas reuniões. Classifica-se o tipo de amostra utilizada pelo consultor como

(A) Aleatória Simples (B) Aleatória Estratificada (C) por Agrupamento (D) de Conveniência (E) de Julgamento

COMENTÁRIO (Por Pâmella Arruda)

Vamos começar definindo amostra como uma parte da população que foi selecionada para análise. Na maioria das vezes, torna-se impossível fazer uma pesquisa de marketing com todos os moradores de uma cidade como é o caso da questão. Assim, selecionamos uma parcela dessa população (amostra) e a partir da pesquisa com essa amostra estimamos as informações para toda a população. É importante ressaltar que os resultados da pesquisa podem ser diversos e até tendenciosos de acordo com a amostra selecionada. Por exemplo, quero estimar a porcentagem de estudantes de nível superior em uma cidade. Se eu selecionar a amostra escolhendo pessoas que estão saindo de um polo universitário, terei um resultado que não representa a população honestamente.

Vejamos agora os tipos de amostra mencionados na questão:

Amostra Aleatória Simples: é aquela em que cada indivíduo ou item possui a mesma chance de seleção que cada um dos outros. É a mais simples amostragem.

Amostra Aleatória Estratificada: os indivíduos ou itens são primeiramente subdivididos em populações ou estratos de acordo com alguma característica em comum. Depois fazemos uma amostragem simples dentro de cada estrato e os resultados de cada estrato são combinados. É mais eficiente do que a amostra aleatória simples.

Agrupamento, Cluster ou Conglomerado: os indivíduos ou itens são divididos em diversos grupos ou clusters, de forma que cada grupo seja representativo da população total. Depois é feita uma amostragem aleatória dos grupos  e todos os indivíduos selecionados são analisados. É menos eficiente que os dois tipos anteriores, pois precisa de uma amostra de tamanho maior para obter resultados com a mesma precisão. Observe que esse tipo é parecido com a amostra estratificada, mas as subdivisões não são feitas por características comuns. Nesse caso, cada subdivisão deve representar o todo.

Conveniência ou Acidental: o pesquisador escolhe uma amostra por conveniência, ou seja, para facilitar o trabalho. Muitas vezes a amostra está disponível no local e é usada sem critérios específicos.

Julgamento ou Intencional: o pesquisador escolhe a amostra de acordo com um julgamento, pois ele considera a amostra adequada a situação. Embora seja mais rápida e menos custosa, é uma amostra tendenciosa.

A imagem a seguir é um esquema de como esses tipos de amostragem podem ser divididos de acordo com critérios de probabilidade e critérios de não-probabilidade:


Voltando a questão, o pesquisador escolheu um grupo específico com conhecimentos sobre carro. Podemos descartar as 3 primeiras opções, pois são amostras baseadas em probabilidade. Ficamos entre amostra por julgamento e por conveniência. Como o grupo tem grande conhecimento sobre o tema da pesquisa, vemos que o pesquisador julgou que sua amostra daria informações importantes para seu objetivo.

RESPOSTA LETRA E

Para responder essa questão, usei como referência o livro “Estatística – Teoria e Aplicações – Levine , 3ª edição”. Obs.: não é um livro voltado para concursos!

Posts recentes

Ver tudo