Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

48. (CESGRANRIO – PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEIS – ADMINISTRADOR/2010)

Existem várias diferenças entre trabalho em grupo e trabalho em equipe, principalmente quanto à sua caracterização. A esse respeito, considere as características abaixo.

I – Mantém a responsabilização do indivíduo. II – Compartilha ou faz rodízio de liderança. III – Possui produtos do trabalho individual. IV – Encoraja discussões abertas em reuniões. V – Mede eficácia pelo trabalho coletivo. VI – Discute, decide e delega trabalho.

Referem-se ao trabalho em equipe APENAS as características (A) I, II e III. (B) I, IV e VI. (C) II, III e V. (D) II, IV e V. (E) III, V e VI.  Já falei de Equipes X Grupos aqui: http://admcomentada.com.br/2011/04/12/24-cesgranrio-%E2%80%93-petrobras-%E2%80%93-administrador2011/

A colega Ana me deu uma dica de uma apostila da VESTCON que teria melhor a questão passada. Lembrei que eu tinha essa apostila aqui, ainda irei adicionar conteúdo na questão 47, mas por enquanto utilizarei o conteúdo dela para complementar o que Chiavenato falou, que coloquei no link acima.

Equipes de trabalho podem ser definidas como a junção de indivíduos para realização de um trabalho, COM ESFORÇO COLETIVO e geração de sinergia positiva. Pode ter liderança compartilhada e o esforço é conjunto. São compostas por pessoas com habilidades complementares e são dividades em tipos: – Equipes funcionais: Compostas pelo gerente e os funcionários de sua unidade e, normalmente, estão envolvidos em melhorar as atividades do setor, ou solucionar problemas específicos. – Equipes de resolução de problemas: Compostas por empregados que se reúnem por um período de tempo para discutir melhorias na qualidade, eficiência e ambiente de trabalho. – Equipes autogerenciadas: são um grupo formal que operam sem um gerente, responsabilizando-se por um processo ou segmento de trabalho completo. – Equipes multifuncionais: são equipes compostas por empregados do mesmo nível hierárquico, porém de áreas diferentes de trabalho na organização. Reúnem-se para realizar uma tarefa específica.

Toda equipe tem alguns passos para ser formada, alguns estágios: – Formação ou orientação: é a fase de adaptação da equipe, todos ainda na fase de se conhecer. – Tormenta, insatisfação ou tempestade: as atividades começam a se desenvolver moderadamente, porém começam as dúvidas, os questionamentos pessoais. Pessoas achando que a equipe não dará certo e se questionando sobre sua real posição na equipe. – Normalização, definição ou normatização: aceitação e adequação. A equipe passa a se acostumar com toda a rotina e procedimentos e há mais realismo nas atividades possíveis. – Produção, desempenho ou execução: É o ápice da equipe, da sua produção. Tudo está no conforme e todos desenvolvendo seu papel com o máximo de eficiência. – Término, interrupção ou adiamento: A dissolução da equipe.

Galera, a diferença entre Grupo x Equipe e Líder x Gerente está caindo demais nas provas para administrador da CESGRANRIO. É bom começar a se ligar.

– QUESTÃO:

Vamos analisar item a item.

I – Mantém a responsabilização do indivíduo. – A equipe entrega um trabalho coletivo e todos são responsabilizados por ele. Portanto NÃO se refere a equipe. II – Compartilha ou faz rodízio de liderança. – Sim, a equipe faz rodízio de liderança ou até mesmo não existem líderes, é autogerenciada. III – Possui produtos do trabalho individual. – Não. O trabalho é sempre coletivo. IV – Encoraja discussões abertas em reuniões. – Sim. Discussões abertas, onde todos dão ideias e se tira uma ideia coletiva é comum em equipes, não em grupos. V – Mede eficácia pelo trabalho coletivo. – O trabalho da equipe é sempre coletivo. VI – Discute, decide e delega trabalho. – A parte de delegar trabalho deixa a afirmativa incorreta. Equipes não delegam trabalho, cada um sabe seu papel de acordo com sua especialidade. Delegar trabalhos é para gerentes de grupos. Em 2010, na PETROBRAS CESGRANRIO considerou correta a afirmação: O trabalho em equipe é considerado fundamental para sistemas de trabalho de alto desempenho, já que delega poder e concede maior controle ao empregado. Essa foi uma dica do amigo Fabiano. RESPOSTA LETRA D


Posts recentes

Ver tudo