Buscar
  • Bruno Cavalcante

48. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

A formulação estratégica abrange uma série de atividades que a alta administração deve realizar no sentido de alcançar resultados consistentes. O conjunto de atividades pode ser dividido em alguns passos, como os apresentados a seguir.

I – Analisar oportunidades e ameaças do ambiente interno. II – Analisar os pontos fortes e fracos do ambiente externo. III – Estabelecer a missão organizacional e seus objetivos gerais. IV – Formular estratégias a partir da análise dos ambientes interno e externo.

Estão corretos APENAS os passos (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) II e III. (E) III e IV.


COMENTÁRIO

Para um planejamento estratégico, existem alguns passos que devem ser seguidos. Quanto a ordem desses passos, alguns autores divergem na ordem do 1º e do 2º passo, vou colocar da maneira que Chiavenato coloca.

1 – Formulação dos objetivos organizacionais: A organização define os objetivos globais da empresa, a missão e a visão também são estabelecidas aqui. É a direção estratégica da organização.

2 – Análise SWOT: É a análise do ambiente interno (pontos fortes e fracos) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças).

3 – Formulação das alternativas estratégicas: Baseado na análise interna e externa, a empresa formula o que fazer para alcançar os objetivos organizacionais impostos.

Partindo desse básico para a resolução da questão, temos:

I – Está errado, pois oportunidades e ameaças são do ambiente externo.

II – Pontos forte e fracos são do ambiente interno. Item errado.

III – Corretíssima, segundo o Chiavenato é a primeira coisa a se fazer.

IV – É o último passo do planejamento estratégico.

RESPOSTA LETRA E

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O desenvolvimento de carreiras de funcionários deixou de ser exclusiva responsabilidade das empresas, já que os próprios trabalhadores assumem parte desta responsabilidade. A essência de um programa d

A teoria dos dois fatores de Herzberg apresenta duas abordagens para a motivação: a dos fatores motivacionais, que se baseia em necessidades subjetivas de caráter intrínseco, e a dos fatores higiênico

A disciplina progressiva é a forma mais utilizada de procedimento disciplinar, aplicado pelo gerente, que dá ao colaborador a oportunidade para corrigir seu comportamento. As infrações podem ser catal