Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

47. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)

Depois de analisar o mercado brasileiro de combustíveis, uma distribuidora de atuação nacional, percebeu que poderia atuar de forma mais lucrativa se concentrasse suas atividades em cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes. A diretoria, então, realizou um levantamento dessas cidades e traçou suas metas operacionais. Considerando essa característica, a decisão de segmentação dessa empresa é classificada como

(A) Econômica (B) Geográfica (C) Psicográfica (D) Demográfica (E) Comportamental


COMENTÁRIO (Por Pâmella Arruda)

Essa é uma questão tradicional de segmentação de mercados. A segmentação é usada para dividir os clientes em grupos homogêneos facilitando o foco das estratégias. Vejamos os tipos de segmentação existentes:

– Geográfica: divisão do mercado em partes geográficas como países, cidades, regiões ou de acordo com critérios como densidade demográfica (sim, apesar de ter esse “demográfica” no nome, densidade demográfica é geográfica. Pegadinha presente em diversas provas de administrador já).

– Demográfica: divisão dos grupos de acordo com características como idade, sexo, ocupação, escolaridade, religião, tamanho da família, entre outros.

– Psicográfica: o mercado é segmentado de acordo com o estilo de vida, a personalidade e os valores dos clientes.

– Comportamental: nessa segmentação o critério é o comportamento das pessoas em relação ao produto. Há 4 subdiviões para esse critério: • Ocasião de compra: de acordo com a ocasião de compra, o comportamento será diferente. Por exemplo, os critérios levados em consideração para fazer reserva em um restaurante serão distintos de acordo com a ocasião, jantar de negócios ou jantar para um pedido de casamento. • Benefícios procurados: as pessoas podem ter motivações diferentes ao comprar um mesmo produto e podem ser segmentadas de acordo com essa motivação. Assim sendo, ao comprar um carro, uns buscam performance e outros design. • Índice de Utilização: os clientes são divididos de acordo com a frequência ou volume de utilização do produto. Há quem compre livros todo mês e há clientes que só compram no período de volta às aulas. • Status do usuário/atitude: existem os clientes potenciais, os iniciantes, os regulares, os não-clientes e assim por diante.

Na nossa questão a empresa segmentou o mercado em cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes. Ela fez uma segmentação geográfica, já que levou em consideração o tamanho da população. Poderia se dizer também que ele levou em consideração o tamanho da cidade e, por tabela a densidade demográfica, mas essa é uma discussão que não cabe na questão, pois qualquer que seja o pensamento, cairá na mesma resposta.

RESPOSTA LETRA B O comentário dessa questão foi feito pela colega Pâmella. Que nos ajudará constantemente agora, dividindo os comentários.

No FACEBOOK.


Posts recentes

Ver tudo