Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

47. (CESGRANRIO – PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEIS – ADMINISTRADOR/2010)

Uma empresa do setor de petróleo desenvolveu uma pesquisa de avaliação cultural para administrar e medir se a cultura organizacional contribuiu efetivamente para os resultados alcançados. A pesquisa forneceu evidências concretas de que a administração, com base em flexibilidade, aprendizagem e inovação, favoreceu o resultado financeiro do período. O caso se refere a uma cultura de

(A) alto desempenho. (B) envolvimento. (C) consistência. (D) estabilidade. (E) realização.


EMBASAMENTO TEÓRICO:

– Administração: Teoria e prática no contexto brasileiro. – Alketa Peci e Felipe Sobral

A cultura organizacional é um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização que são demonstradas, expressas, através de histórias, rituais, lendas, símbolos, linguagem e cerimônias. A cultura, apesar de ser uma dimensão dificilmente mensurada da empresa, ela serve para sobrevivência no mercado externo e de balizadora das atitudes a serem tomadas nos processos internos.

A cultura é formada ao longo do tempo e, normalmente, tem a ver com os fundadores da empresa. Empresas que tenham como fundadores ex-militares, por exemplo, GERALMENTE (sem generalizar, pois sei que nem todo militar é linha dura) tem costumes, rituais e até vestimentas de trabalho mais rígidas e conservadoras. A cultura pode ser aprendida em vários níveis: – Artefatos: Vestuário, símbolos, logotipos, espaço, linguagem, slogans, ou seja, tudo que se pode ver e ouvir no dia-a-dia da organização. Tufo referente a estruturas e processos organizacionais visíveis. – Valores: Resultam de crenças do que é certo e do que é errado. Normalmente essa noção vem do líder da empresa. – Pressuposto básico: São valores tão profundamente internalizados que passam a não ser mais explicitados. Quem trabalha simplesmente, sente, pensa e age com esse pressuposto sem que nada o diga para fazer assim.

Com foi dito acima, a cultura serve como uma baliza, uma linha onde as atitudes tomadas dentro da empresa irão seguir. Isso sempre dependerá do estilo de gestão e até mesmo do ambiente onde a empresa está inserida. Algumas empresas mantém uma linha conservadora, outras com uma linha mais agressiva, por metas e isso tudo exige um tipo de cultura diferente.

– QUESTÃO

Essa questão  foi bem difícil de encontrar em livros, pois todo autor inventa uma tipologia diferente e se você tiver uma empresa você pode inventar um tipo para você. Fácil assim. O Chiavenato trabalha com culturas adaptativas e não-adaptativas, ou seja, não responderia a pergunta. A Alketa Peci e o Maximiano nem falam em tipos de culturas, simplesmente falam da cultura e seus símbolos e elementos.

Então temos que apelar para a eliminação e para os conhecimentos adquiridos mesmo sem saber, pelo menos por enquanto, de onde o autor tirou essa tipologia:

A questão primeiro fala em inovação, flexibilidade e aprendizagem, tudo que sabemos que uma empresa competitiva e moderna tem que ter. Já podemos descartar a estabilidade, pois o ambiente não é tão estável assim. A questão não foca em pessoas, não fala nada de comportamento, grupos ou incentivo a nada assim, portanto podemos também eliminar as que falam de pessoas na essência, como o envolvimento. A questão fala claramente do favorecimento financeiro, ou seja, de resultados. O que nos deixa entre a A e a E.

Realização pode ser pessoal ou da empresa. Mas quando se falar em realização se fala de metas, de objetivos claros. A cultura de alto-desempenho é a que proporciona o Kaizen, o melhorar sempre, cada dia melhora uma coisa e é disso que a questão fala.

RESPOSTA LETRA A

Se alguém achar o livro de onde tiraram essa questão por favor me diga, eu faço ela toda de novo aqui. Vou ainda em uma livraria pesquisar mais, mas o que tenho em casa não foram suficientes. Não tinha nada sobre isso.


Posts recentes

Ver tudo