Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

47. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

O estudo do ambiente interno permite que os gestores identifiquem, por meio das competências, aquilo que suas empresas podem fazer em termos estratégicos. Uma vantagem competitiva sustentável é identificada pela avaliação de recursos e capacidades, a partir de quatro questões relacionadas a

(A) valor, raridade, imitabilidade e organização. (B) capital, dinamismo, escala e contratualização. (C) trabalho, substituição, redução e terceirização. (D) compromisso, estímulo, resposta e apropriação. (E) escassez, pioneirismo, concorrência e retaliação.


COMENTÁRIO

Essa questão foi um “copia e cola” do livro Administração estratégica e vantagem competitiva do Barney. O autor afirma que os elementos internos podem ser usados para potencializar a vantagem competitiva, ao invés somente dos elementos externos. Esse elementos internos consistem nos recursos da empresa e na capacidade produtiva e “know how” da empresa. Existe um conjunto de características desses aspecots (tratados pela sigla VRIO) que integrados proporcionam uma vantagem competitiva sustentável para a empresa, e essa sigla significa justamente “valor, raridade, imitabilidade e organização”.

Valor: Diz respeito à capacidade da empresa em explorar uma oportunidade ou neutralizar uma ameaça. É o valor do recurso.

Raridade: Quantos concorrentes controlam esse recurso? Poucos ou muitos concorrentes?

Imitabilidade: Quando uma empresa não possui o recurso, quanto ela gasta para ter ou desenvolver esse tal recurso?

Organização: A organização tem infraestrutura, tem suporte suficiente para tirar tudo que esse recurso tem a oferecer?

Tendo todas essas respostas adequadas, ou seja, cada resposta que dificulte a vida do concorrente e mantenha bem a empresa é uma vantagem competitiva e sustentável, já que os concorrentes demorariam ou não teriam tais recursos ou capacidades.

RESPOSTA LETRA A

Posts recentes

Ver tudo