Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

46.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

A empresa XYZ produz três tipos de óleos lubrificantes: minerais, semissintéticos e sintéticos, com atuação focada exclusivamente no atendimento a proprietários de caminhões. Dessa forma, consolida suas operações ao se aproximar dos consumidores e oferecer o produto que atende mais adequadamente a suas necessidades. O padrão de seleção de mercado-alvo da empresa XYZ é classificado como

(A) especialização por mercado (B) especialização por produto (C) especialização seletiva (D) cobertura total do mercado (E) concentração


COMENTÁRIO

Dependendo do nível de leitura da questão, você teria as pistas fácil, mas vamos lá, sem chutes.

Primeiro a dúvida maior: por produto ou por mercado? Quem teve dificuldade nessa questão e me mandou através de email, normalmente ficou na dúvida entre essas duas opções.

A diferença das duas está realmente onde ela foca, e isso é óbvio. Na segmentação por mercado a empresa se importa com o mercado, em oferecer o que agrada o mercado, não importando qual produto ela faça, por tanto que ela agrade o mercado. Aproveitando como exemplo, nossa própria empresa, ela foca no MERCADO de caminhões, buscando adaptar os seus produto e criar produtos ao mercado e não o contrário. Na segmentação por produto a empresa foca no seu produto, em fazer seus produtos da maneira que ela achar melhor, se especializando nele e esperando que o MERCADO se adapte ao seu produto. Isso acontecia há pouco tempo com o mercado de Softwares, quando as programações eram bem menos acessíveis e as customizações praticamente um sonho.

Especialização seletiva a empresa escolhe alguns mercados potencialmente rentáveis. As escolhas devem ter objetivos claros, um objetivo certo e não simplesmente “ir por ir”, porém os mercados não precisam ser parecidos, complementares nem haver algo em comum entre os mercados. A vantagem é que a empresa faz uma diversificação do seu erro. Famoso “não ponha todos os ovos em uma só cesta”.

Cobertura total tenta “abarcar o mundo com as pernas”, já diria no Ceará. A empresa busca atender todos os consumidores com todos os produtos que ela possa criar.

Na concentração ela busca atender a necessidade de um segmento específico do mercado. Por exemplo, se a empresa XYZ da questão focasse apenas no segmento de óleos lubrificante minerais, ou seja, num segmento do mercado.

RESPOSTA LETRA A

Posts recentes

Ver tudo