Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

46. (CESGRANRIO – PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEIS – ADMINISTRADOR/2010)

Uma distribuidora de combustíveis contratou um headhunter para preencher uma posição de gerente de produto. Ao longo do processo de recrutamento, foram utilizadas diversas estratégias para tentar superar certas dificuldades, caracterizadas por:

• quantidade insuficiente de candidatos; • falta de competição entre os candidatos; • elevadas pretensões salariais.

Essa situação é característica de um mercado (A) de trabalho em procura. (B) de trabalho em oferta. (C) de RH em procura. (D) de RH em oferta. (E) em equilíbrio.

EMBASAMENTO TEÓRICO

– Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato

Mercado de Trabalho (MT):

É caracterizado pelo conjunto de vagas disponíveis. Toda vez em que se fala nas vagas disponíveis ou na falta de vagas, estamos falando do mercado de trabalho. As consequências do excesso ou falta de vagas são:MT em oferta (excesso de vagas):- Investimentos em recrutamento para atrair candidatos. – Critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos. – Ofertas salariais estimulantes para atrais candidatos. – Investimentos em benefícios sociais para atrais candidatos. – Ênfase no recrutamento interno, como meio de fixar os funcionários atuais e dinamizar os planos de carreiras.MT em procura (falta de vagas):- Baixos investimentos em recrutamento. – Critérios de seleção mais rígidos e rigorosos para aproveitar a abundância de candidatos. – Poucos investimentos em treinamento, para aproveitar candidatos já treinados. – Ofertas salariais mais baixas para aproveitar a competição entre candidatos. – Poucos investimentos em benefícios sociais, pois não há necessidade de mecanismos de fixação do pessoal. – Ênfase no recrutamento externo como meio de melhorar o potencial humano, substituindo funcionários por candidatos de melhor qualificação.

Essas são as consequências do MT sobre as práticas de gestão de pessoas.

Mercado de Recursos Humanos (MRH):

Esse já se refere ao conjunto de candidatos a emprego. É o mercado de candidatos. Quando se fala em falta ou excesso de candidatos, se fala em MRH. Assim como no MT, o MRH também causa consequências dependendo de sua situação.MRH em oferta (excesso de candidatos):- Competição entre candidatos para obter emprego. – Rebaixamento das pretensões salariais. – Dificuldade em conseguir emprego. – Temor de perder o atual emprego e maior fixação ao emprego. – Baixo absenteísmo. – O candidato aceita qualquer oportunidade desde que ela apareça. – Orientação para a sobrevivência.MRH em procura (falta de candidatos):- Falta de competição entre os candidatos. – Elevação das pretensões salariais. – Facilidade em conseguir emprego. – Vontade de perder o atual emprego e menos fixação ao emprego. – Elevado absenteísmo. – O candidato seleciona múltiplas oportunidades que tem pela frente. – Orientação para a melhoria e desenvolvimento profissional.

– RESOLVENDO A QUESTÃO:

Depois desses quadros do Chiavenato ficou bem fácil, né?

Primeiro, a questão fala de candidatos, já dá a dica que é MRH. Falta de candidatos, de competição e salários mais elevados é o MRH com falta de pessoal para trabalhar. MRH em procura.

RESPOSTA LETRA C


Posts recentes

Ver tudo