Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

46. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

Associe os níveis do planejamento, citados na coluna da esquerda, às suas principais características, listadas na coluna da direita.I – Estratégico II – Tático III – OperacionalP – Horizonte de médio prazo: tem como produto a alocação de recursos, metas e indicadores. Q – Horizonte de longo prazo: tem como produto a definição de diretrizes e objetivos do negócio. R – Horizonte de curto prazo: tem como produto o detalhamento das ações e do uso de recursos. S – Horizonte de longo prazo: tem como produto os planos de ação detalhados.

A associação correta é: (A) I – P, II – S, III -Q (B) I – Q, II – P, III -R (C) I – P, II – R, III -S (D) I – R, II – Q, III -P (E) I – S, II – R, III -P

COMENTÁRIO

Acho que saber os horizontes de planejamento é o “ABC” da administração.

Podemos fazer uma pirâmide e comparar a uma hierarquia da própria empresa, onde cada nível de planejamento é feito com relação aos níveis da empresa.


Fazendo essa comparação, notamos bem o seguinte:

– Planejamento estratégico: Feito na alta cúpula da empresa e de horizonte longo. Dá somente uma direção, bases, não detalha a fundo nada. Não fornece decisões ou situações detalhadas, por se tratar de um horizonte muito amplo de planejamento e muitas variáveis a ser considerada, mas ele serve como guia dos outros planejamentos.

– Planejamento tático: Feito pelo nível gerencial da empresa, horizonte de médio prazo. Esse já traça metas com números reais, não só uma direção. É responsável pela alocação de recursos nos locais certos sempre visando o alcance dos objetivos determinados estratégicos.

– Planejamento operacional: Feito no nível mais inferior e horizonte de curto prazo. São os planejamento detalhados, o que traz cada operação detalhada com tempo, hora, local e como será feito. Segue as diretrizes e recursos determinados nos níveis superiores e também busca o alcance das metas estipuladas no planejamento tático.

Dito isso e olhando para a questão, temos que: P – Horizonte médio e alocação de recursos é tático. P – II Q – Horizonte longo determinando as diretrizes é estratégico. Q – I R – Horizonte curto e detalhado é operacional. R – III

Desconheço um planejamento de horizonte longo e ao mesmo tempo detalhado.

RESPOSTA LETRA B

O que coloquei na base da pirâmide funcional é uma brincadeira com todos nós, pois acho muito estranho essa tendência do RH de hoje de deixar de chamar funcionário de funcionário, criando vários eufemismos como se ser funcionário fosse uma coisa ruim.

Posts recentes

Ver tudo