Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

45. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)

Na gestão dos estoques de grandes empresas, é necessário adotar políticas distintas para tratar os itens de estoque. A principal razão para isso é que alguns itens são mais relevantes, seja pelo critério financeiro ou operacional. Associe os parâmetros usados no planejamento de estoques às políticas correspondentes.

I – Nível máximo de estoque II – Ponto de Ressuprimento III – Período de Revisão

P – Revisão Periódica Q – Revisão Contínua

As associações corretas são: (A) I – P , II – P , III – Q (B) I – P , II – Q , III – P (C) I – Q , II – P , III – P (D) I – Q , II – P , III – Q (E) I – Q , II – Q , III – P


COMENTÁRIO

Vamos falar das características dos modelos de reposição/revisão de estoque, que podem ser

– Contínuo: O sistema contínuo, como o nome já diz, é feito a toda hora, continuamente. A cada movimentação o estoque é atualizado, normalmente por meio de um software de gestão de estoques. Sendo assim, a qualquer hora o gerente sabe a que nível anda seu estoque. Nesse sistema é onde o ponto de ressuprimento é definido, ou seja, um ponto que quando o estoque chegar nele o pedido será gerado automaticamente. Sendo assim, o período de de ressuprimento pode variar, porém o lote será sempre o mesmo, pois sempre o ponto onde o pedido será feito será o mesmo. O lote pode ser definido de acordo com o LEC, já que o lote sempre será de mesmo tamanho, tem como se calcular o tamanho mais econômico para a empresa. Portanto, Contínuo: — Lote Fixo — Período Variável.

– Periódico: O sistema periódico já me diz que de tempos em tempos o estoque será revisado, poderá ser uma vez por mês, por semana e assim vai. Ou seja, eu escolho um determinado período e quando chegar o dia eu analiso meu estoque e faço um pedido. O pedido aqui variará de acordo com o que foi consumido no período de revisão. Sendo assim, o pedido levará em consideração o nível máximo de estoque e não mais o cálculo do LEC. Portanto, Periódico: — Lote Variável — Período Fixo

Agora fica fácil analisar as conexões.

I – Quem se importa com o nível máximo de estoque é o Periódico, pois nele o lote de pedido varia e é dado pelo estoque máximo menos o estoque atual, normalmente.

II – Ponto de ressuprimento é do contínuo, ele que gera um pedido sempre que o ponto é alcançado.

III – Período de revisão é meio dado. É do periódico.

RESPOSTA LETRA B

Nosso Facebook


Posts recentes

Ver tudo