Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

45. (CESGRANRIO – PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEIS – ADMINISTRADOR/2010)

Os Programas de Assistência aos Empregados (PAE) são criados de forma a apoiar os colaboradores na resolução de problemas pessoais que interferem no desempenho. O PAE requer o envolvimento de empregados (E) e supervisores (S), que devem

I – disponibilizar as políticas e diretrizes da empresa; II – procurar ajuda objetiva diante de problemas relevantes; III – garantir confidencialidade de informações pessoais.

É(São) ação(ões) específica(s) de empregado(s) e de supervisor(es) APENAS

(A) E – I e S – II, III (B) E – II e S – I, III (C) E – III e S – I, II (D) E – I, II e S – III (E) E – II, III e S – I

EMBASAMENTO TEÓRICO

– Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato

O programa de assistência ao empregado (PAE), faz parte da parte de política de relação com empregados da empresa. Seguindo a tendência atual, são chamados de Programas de Assistência ao Colaborador. Muda o nome de empregado para colaborador, mas o conceito não muda em nada.

O PAE é estruturados para lidar com os problemas dos empregados e tentar minimizar o impacto de problemas de ordem pessoal sobre a produtividade da empresa. São aconselhamentos para colaboradores “problemáticos”. Os sintomas desse colaboradores são:

– Elevado absenteísmo, maior nas segundas e sextas, antes e após feriados. – Faltas não justificadas. – Faltas frequentes. – Atrasos e saídas antecipadas. – Disputa com colegas. – Negligências que provocam problemas a outros funcionários. – Julgamento precário de situações e decisões erradas no trabalho. – Muitos acidentes estranhos no trabalho. – Danos e paradas de máquinas devido a negligências. – Envolvimento com a leio, como multas no trânsito, embriaguez etc. – Má aparência pessoal.

– QUESTÃO

Apesar de no livro não dizer responsabilidades o que é responsabilidade de cada um, empregados e supervisores, essa questão ficou bem simples.

I – disponibilizar as políticas e diretrizes da empresa; – Quem tem que disponibilizar é a empresa, através de seus supervisores. II – procurar ajuda objetiva diante de problemas relevantes; – Quem deve procurar ajuda é o empregado, no caso de problemas financeiros ou de ordem pessoal. III – garantir confidencialidade de informações pessoais. – O que é falado para os conselheiros da empresa, não pode ser divulgado para não causar constragimento ou qualquer coisa assim. Isso é responsabilidade da empresa, representada pelo supervisor.

RESPOSTA LETRA B


Posts recentes

Ver tudo