Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

44. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)

Um gerente de armazenagem, ao assumir a função, depara-se com o seguinte cenário em seu armazém:

• Quantidade de SKUs: 5.500 • Giro médio dos itens: 7,5 • Distância média diária percorrida para realizar picking de um item: 12 metros • Todos os itens de menor giro estão nas áreas mais distantes da área de separação de pedidos

O gerente do armazém pode implementar diferentes ações, que fornecem os seguintes resultados:

Ação – Resultado:

I – Aumento do giro médio dos itens. II – Redução do giro médio dos itens. III – Aumento da distância média percorrida para realizar picking de um item. IV – Redução da distância média percorrida para realizar picking de um item. V – Modificação do layout e reposicionamento dos itens no armazém.

Desconsiderando-se possíveis efeitos de interações entre as ações e qualquer outra variável não mencionada na situação descrita, para alcançar uma gestão eficiente dos materiais do armazém, o gerente deve implementar APENAS as ações

(A) I e IV (B) II e III (C) II e IV (D) I, III e V (E) II, IV e V


COMENTÁRIO

Quando eu, particularmente, li essa questão, me perguntei o que raio era SKU’s. Não fez muita diferença, dá para entender no decorrer da questão do que se trata. Talvez não o sentido literal, mas da para entender mais ou menos o que é:

SKU = Stock Keeping Unit (Unidade de Manutenção de Estoque) É uma unidade codificada que diferencia os itens de estoques. Como se fosse um código de barra do item.

Outro termo pode gerar confusão é o termo Picking. Picking é a separação e preparação do pedido. Somente isso.

Agora, de todas as ações que ele pode fazer, ele quer somente aquelas que representam uma melhora na eficiência da fábrica, ou seja, uma economia de recursos fabris, pois isso significa eficiência.

Vamos explicando ação por ação:

I – Aumento do giro médio dos itens: O giro é a quantidade de vezes no período que seu estoque rodou, que ele foi renovado. Ele é dado pela fórmula CMV/Estoque médio. Numericamente, para se aumentar o Giro ou se aumenta o CMV ou se diminui o Estoque Médio. Como a questão fala apenas de estoque e desconsidera a interação com qualquer outra variável, podemos descartar o aumento do CMV. Ou seja,  Estoque Médio irá diminuir. Sendo assim, Estoque médios menores, custos de estoques menores, menos recursos. Aumentou a eficiência. Essa está correta.

II – Redução do giro médio dos itens: É simplesmente o contrário do que falei na anterior. Diminuir é pelo fato do estoque médio aumentar, diminuindo a eficiência.

III – Aumento da distância média percorrida para realizar picking de um item: Ou seja, aumentar a distância para que se possa separar e preparar um pedido. Um dos recursos mais importantes dentro da empresa é o tempo, que é importantíssimo para a eficácia da organização. Aumentar o tempo significa aumentar o consumo de recursos, diminuindo a eficiência.

IV – Redução da distância média percorrida para realizar picking de um item: Tudo que eu falei em III ao contrário. Diminuir a distância se diminui o tempo, se diminui os recursos e se aumenta a eficiência.

V – Modificação do layout e reposicionamento dos itens no armazém. Na questão diz o seguinte: “Todos os itens de menor giro estão nas áreas mais distantes da área de separação de pedidos”. Essa posição de estoque está corretíssima, o que você mais utiliza fica mais perto e o que você utiliza menos mais longe. Diminui a movimentação dentro da fábrica, ou seja, aumenta a eficiência.

RESPOSTA LETRA A

Nosso Facebook.


Posts recentes

Ver tudo