Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

44 – BNDES 2011

A tabela a seguir apresenta, para o ano de 2011, as variações mensais dos preços e os correspondentes índices de base, fixa para um determinado segmento industrial.


COMENTÁRIO

Na pópria questão ele nos dá a forma de fazer, bastava interpretar corretamente. O que muitos erraram foi em pensar que o “acumulado era a soma de tudo”. Esse pensamento tinha inclusive uma resposta preparada,a letra C. Mas esse não seria o pensamento correr.

Na questão, na primeira linha ele já nos diz que a variação mensal é calcula por Índice do mês / Indíce anterior. Ficando assim fácil de ver que se queríamos o índice de junho em relação a maio, só dividir um pelo outro. O de julho em relação a maio, o mesmo, só dividir um pelo outro. Para tranformarmos qualquer índice, isso eu digo qualquer índice mesmo, em porcentagem, temos que fazer a operação (índice encontrado – 1) x 100

Aí você, que é um aluno que lê o administração comentada, esperto que só “um calango num muro com um menino apontando uma baladeira”, vê que a variação de janeiro é zero, isso quer dizer que dezembro foi igual ao de janeiro, nada variou. Se eu quero, na questão, a variação de dezembro a julho, ou seja, julho em relação a dezembro eu divido os dois. Como janeiro e dezembro são iguais, ficamos com:

Julho: 118,51 Dezembro = Janeiro: 122,18

Variação Julho em relação a dezembro = 118,51/122,18 = 0,969 -> transformando em porcentagem: (0,969 – 1) x 100 = -0,031 x 100 = 3,1%. Aproximadamente 3%

RESPOSTA LETRA B

Para treinar, teste esse método em qualquer parte da tabela que verá que achará exatamente a variação que está na linha de cima.

Posts recentes

Ver tudo