43. e 44. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2012)
Considere as informações do BALANÇO PATRIMONIAL e do DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS da empresa X apresentados abaixo para responder às questões de nos 43 e 44.

(A) 2,10 (B) 2,05 (C) 1,95 (D) 1,90 (E) 1.85
44 O Prazo Médio de Recebimento, que é utilizado para análise das políticas de crédito e de cobrança, e o Giro de Ativo, que mede a eficiência com a qual a empresa usa seus ativos para gerar vendas, são indicadores financeiros para as empresas e investidores. Para a empresa X, o Prazo Médio de Recebimento e o Giro de Ativo são, aproximadamente
(A) 48 dias e 1,20 (B) 48 dias e 0,95 (C) 50 dias e 1,20 (D) 50 dias e 0.95 (E) 50 dias e 0,85
COMENTÁRIO
Vamos lá, a 43 fala de liquidez. A liquidez de uma empresa é a capacidade de pagamento dessa empresa. O índice de liquidez pode ser lido como quantos reais a empresa tem para cada real de dívida circulante (no curto prazo). Por exemplo, caso a índice seja igual a R$ 3,00, quer dizer que para cada real de dívida no curto prazo, a empresa tem 3 para pagar.
Mas esse índice de liquidez pode ser analisado em vários aspectos, em vários prismas, de acordo com o prazo. Existem os índices de:
-Liquidez corrente: AtivoCirculante/PassivoCirculante (Para cada real que tenho de dívida no curto prazo tenho X no ativo de curto prazo)
– Liquidez seca: (AtivoCirculalante – Estoques – DespesaAntecipada)/PassivoCirculante (Para cada real que tenho de dívida no curto prazo tenho X em ativos de mais fácil liquidez, como caixas e títulos de resgate imediato)
-Liquidez Imediata: Disponíveis/Passivo Circulante (Para cada real que tenho de dívida no curto prazo tenho X para saldar imediatamente)
– Liquidez Geral: (AtivoCirculante + RealizávelLongoPrazo)/(PassivoCirculante + ExigívelLongoPrazo) (Para cada real que tenho de dívida total tenho X no ativo total para quitar)
Dito isso, fica fácil saber que a questão pede o os ativos no curto prazo, pois ele quer o “Índice de Liquidez no Curto Prazo”. Vamos olhar para o balanço e classificar as contas como ativo de curto ou longo prazo e fazer o mesmo com o passivo. (Usei passivo e ativo de curto prazo, mas você pode chamá-lo também de circulante, ok?)

Dito isso, vamos ao índice que seria simplesmente = ativo no curto prazo/passivo no curto prazo.
Ativo Circulante = 1.270 Passivo Circulante = 669
Índice de Liquidez = 1270/669 = 1,8983 = 1,90 (RESPOSTA LETRA D)
Indo agora para a 44, temos os indicadores de atividade de uma empresa. Isso mensura a duração de diversas operações de um ciclo operacional da empresa. (clique aqui para saber mais)
– Prazo médio de Estocagem: (EstoqueMédio/CustoProdutoVendido)x360 – Prazo médio de Recebimento: (ValoresReceberMédio/ReceitaDeVendasAPrazo) x 360 – Prazo médio de Pagamento: (ContasAPagarMédio/ComprasAnuaisAPrazo)x360
Para fazer os giros de estoque, recebimento é só colocar o 360 sobre o prazo médio. Alguns autores (como Ross) fazem umas fórmulas como variações dessa. Mas acreditem, indo pela fórmula do Ross ou do Assaf Neto (a que coloquei em cima) você terá o mesmo resultado. Gosto de colocar a do Assaf por ser mais direta, a do Ross tem algumas voltas a mais. Um pouco mais complicada para quem não gosta de fórmulas. (estou usando 360 pois é o ano padrão da contabilidade, caso a questão faça uma observação dizendo que o ano tem 365 dias, substitua tudo por 365)
O giro do ativo, indicador muito utilizado, tem uma fórmula diferente.
Giro do Ativo = Vendas/AtivoTotalLíquido.
Vamos agora, aproveitando já a classificação feita lá em cima, resolver essas questões.
Prazo Médio de Recebimento: O valores a receber médio que tem na fórmula é caso se tenha mais de um ano, se tira a média deles. No caso da questão só tem um ano, usa-se apenas o valores a receber que é indicado com o nome de “Contas a receber”. Como el não nos dá o valor das vendas a prazo, usamos a receita de vendas normalmente. A receita de vendas já está na demonstração abaixo do balanço.
PMR = (530/3.950)x360 PMR = 0,1341 x 360 PMR = 48,27 = 48 Dias
GIRO DO ATIVO: O Ativo líquido é a soma de todo o ativo, lembrando que a depreciação é ativo, mas diminui o ativo. Então somamos até o “Ativo imobilizado” e tiramos a “Depreciação Acumulada”.
Ativo líquido = 4.165
Giro do ativo = 3.950/4.165
GA = 0,9483 = 0,95
43. RESPOSTA LETRA D 44. RESPOSTA LETRA B