Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

43. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

Estratégias de marketing global são mais eficientes quando clientes potenciais, em países diversos, têm os mesmos tipos de necessidades e desejos, e os mercados apresentam segmentação semelhante.

PORQUE

No longo prazo, a responsabilidade social é interessante para a organização, pois é mais provável que os clientes venham a comprar de uma organização se esta demonstrar preocupação com o  bem-estar de seus clientes.

A esse respeito, conclui-se que

(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. (C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. (D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. (E) as duas afirmações são falsas.

COMETÁRIO

Bem galera, sei que o público desse blog é todo de administradores formados ou quase formados. Por isso acho que a primeira afirmação não teve nenhuma dificuldade de ser considerada verdadeira. Quanto mais parecidos os clientes de uma organização forem, menos marketing específico ela tem que fazer. Ou seja, o marketing global é eficiente quando se tem públicos parecidos em países diferentes. Eficiência no caso de uma estratégia de marketing global é ser entendido em todos os países onde essa estratégia for aplicada. Eficácia seria a estratégia dar certo e aumentar as vendas, só para diferenciar bem. Se pegarmos como exemplo aquelas propagandas de xampus femininos (dublados de maneira horrível) é um marketing global eficiente, pois o público no mundo todo são mulheres com cabelos danificados, por exemplo, então a marca não precisa de uma propaganda para cada país, as mulheres de todos os países entendem. Portanto é um marketing global eficiente pelo fato dos mercados nos diferentes países apresentarem segmentação semelhante.

Pois bem, vamos a segunda que fala de Responsabilidade Social. A empresa que se preocupar com a sociedade, fizer algo para ajudar terá uma melhor imagem e, com isso, atrairá mais clientes. O problema maior foi na afirmação “demonstrar preocupação com o  bem-estar de seus clientes.”. Alguns ficaram pensando que a preocupação não era só com o cliente e sim com a sociedade em geral. O pensamento está corretíssimo, mas a questão não restringe somente ao cliente, diz o bem-estar do cliente. Quando uma empresa se preocupa com o bem-estar geral de uma sociedade, o seu cliente está incluido nessa sociedade. Portanto a afirmativa está corretíssima.

Agora vem a parte mais difícil (que eu acho) nesse tipo de questão. Tentar relacionar uma com a outra e saber se justifica. No caso está fácil, pois sabem que responsabilidade social nada tem a ver com a eficiência da Estratégia Global de Marketing. Portanto, não temos como dizer que a segnda justifica a primeira.

RESPOSTA LETRA B

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

Posts recentes

Ver tudo