Buscar
  • Bruno Cavalcante

42. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)


Um determinado produto possui a lista técnica apresentada acima. Os lead-times de fabricação ou aquisição de cada material são mostrados na lista técnica. Os centros de trabalho responsáveis pela fabricação dos materiais A e B possuem capacidade infinita. Os fornecedores dos materiais C, D, E, F e G podem atender a todas as solicitações feitas. Sabe-se que a fábrica não pode fazer estoques de materiais. Caso haja um pedido de fabricação de uma única unidade do material A, em quantos dias esse pedido deverá ser entregue?

(A) 2 (B) 8 (C) 13 (D) 20 (E) 40


COMENTÁRIO

Questão legal sobre estrutura do produto e sua hierarquia do produção.

Como funciona uma lista com hierarquia de produção:

Um  nível zero dependerá de todos os níveis abaixo até chegarmos em outro zero, como assim?  Se tivermos a seguinte estrutura:

0 – A .1 – C .1 – D 0 – B .1 – E ..2 – G .1 – F

Isso diz o que? Um nível depende de todos os outros níveis abaixo, até chegar no mesmo nível: Ou seja, A depende de C e D, os de nível abaixo que se encontram até chegar novamente no mesmo nível 0. E B, o próximo de nível 0, depende de todos os níveis abaixo até chegar novamente em outro, ou seja, depende de E e F. O E, por sua vez, depende de todos com nível abaixo até chegar no próximo com mesmo nível dele. Ou seja, E depende de G, que está no nível ..2. F não tem ninguém de nível abaixo ligado a ele, então é completamente independente.

Isso acontece em qualquer lista de estrutura. Um nível acima depende de todos abaixo que estiverem ligados a ele, até chegarmos novamente no mesmo nível. (UPDATE)

<Na coluna nível, notamos que temos 3 níveis de hierarquia para a produção desse produto. Os níveis de número menor são os que ficam acima no desenho, sempre dependendo dos de nível de número maior. As dependências estão descritas também pelo pontos antes. Assim o nível 0 não tem ponto. O nível .1 dependerá de todos os ..2 que vem abaixo, até que acabe, mas é independente dos que estão no mesmo nível de hierarquia. Para facilitar, vamos ao desenho da hierarquia desse produto da questão:


Esse seria o desenho da hierarquia de produção para esse produto. Agora, vamos indo de baixo para cima, produzindo primeiro os do nível mais baixo e subindo. Deu para entender o porquê de começarmos por baixo? Pois para produzirmos A, precisamos de B, C e D. Para termos B, precisamos de E, F e G; para termos C, precisamos de E; e D começa no primeiro dia de produção, pois não depende de ninguém.

No primeiro dia de produção começam E, F, G e D (que é do nível .1, mas não depende de nada). No segundo dia acaba-se todo o nível ..2 e começa no terceiro dia todo o nível .1, lembrando que o D já está adiantado 2 dias, só faltando 3 dias para seu término. Para acabar o nível .1 inteiro precisaremos ir até o dia 6, onde o B acaba e os outros do nível já estarão acabados, “esperando” B. No sétimo dia começa o processo A que demora 2 dias, indo até o dia 8.

RESPOSTA LETRA B 

Eu não fazia esse desenho da hierarquia e sempre me confundia, quem me deu a dica foi o professor Esdras de Carvalho, do grupo de estudos aqui em Fortaleza. Não esqueçam do nosso FACEBOOK.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O desenvolvimento de carreiras de funcionários deixou de ser exclusiva responsabilidade das empresas, já que os próprios trabalhadores assumem parte desta responsabilidade. A essência de um programa d

A teoria dos dois fatores de Herzberg apresenta duas abordagens para a motivação: a dos fatores motivacionais, que se baseia em necessidades subjetivas de caráter intrínseco, e a dos fatores higiênico

A disciplina progressiva é a forma mais utilizada de procedimento disciplinar, aplicado pelo gerente, que dá ao colaborador a oportunidade para corrigir seu comportamento. As infrações podem ser catal